Acesse:

segunda-feira, 23 de outubro de 2006

UnG desenvolve ações sociais pelo Dia do Ensino Responsável 2006

Atendimento odontológico, avaliação física, orientação sobre os malefícios do cigarro, apresentações culturais e brincadeiras abordando temas da educação ambiental foram algumas das atividades desenvolvidas sábado, no Bosque Maia
Após participar de duas das diversas gincanas oferecidas pelo curso de Ciências Biológica da UnG, Larissa, 8, se entregou à arte de pintar. Com giz de cera e guache, a pequena desenhou numa cartolina uma pequena flor e um coração. Segundo ela, o significado do desenho é mostrar que é importante amar a natureza. “Eu aprendi que é preciso molhar as plantas para que elas possam viver e nunca maltratar os animais”, disse Larissa.

Assim como ela, centenas de crianças e adultos participaram das atividades desenvolvidas pela UnG no Bosque Maia, em Guarulhos, pelo Dia do Ensino Responsável, evento desenvolvido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

Durante todo o sábado, foram oferecidos gratuitamente atendimento odontológico, avaliação física, orientação sobre os malefícios do cigarro, apresentações culturais e gincanas, tudo promovido pelos cursos de Odontologia, Educação Física, Fisioterapia e Ciências Biológica da UnG. Com cerca de 130 atendimentos realizados só na área da saúde, além da participação das crianças nas brincadeiras, o evento superou as expectativas. “Como foi a primeira vez que desenvolvemos essa ação em um único dia – normalmente é realizada em conjunto com a Semana de Responsabilidade Social também promovida pela ABMES –, fizemos um número significativo de atendimentos”, relata uma das organizadoras da participação da UnG no Dia do Ensino Responsável, professora Anna Fiedler.

As gêmeas Milena e Gabriela Delolio, de 6 anos, foram as primeiras a receber atendimento odontológico. Além de orientar o pai das meninas, Levi Delolio, quanto aos principais cuidados com a saúde bucal de ambas, os professores e alunos da UnG ensinaram as gêmeas a como escovar corretamente os dentes. “Agora eu sei que tenho de escovar os dentes sempre após as refeições para evitar ‘bichinhos’”, disse Gabriela. “Eu pego a escova e faço para cima e para baixo, sem se esquecer de escovar lá atrás”, demonstrou Milena. Levi aprovou a iniciativa. “Foi muito educativo e necessário. Muitas vezes nós (pais) falamos, mas elas não prestam atenção. Quem sabe agora, com a palavra de um dentista, elas levam a sério”.

De acordo com a professora do curso de Odontologia, Tânia Cabral Ribas, alguns casos especiais atendidos no Bosque Maia foram encaminhados à Clínica da UnG, que conta com melhores recursos.

O tema preservação da natureza também esteve em foco no Parque. Através de brincadeiras e pinturas, os participantes aprenderam como fazer sua parte para evitar o desperdício da água e a morte de animais e cultivar a natureza. O guarulhense Jaime José das Chagas, que veio caminhar com as duas filhas no Bosque Maia, disse ter se surpreendido com a ação. “As pessoas vivem desperdiçando água e poluindo o meio ambiente. Acho que temos que ensinar as crianças, que são o futuro da nação, a preservar a natureza. A UnG está de parabéns pela iniciativa”, enfatizou.

Para a professora de educação ambiental do curso de Ciências Biológicas da Universidade, Vanda dos Santos Silva, muitas das pessoas que participaram das atividades não tinham consciência da importância da preservação ambiental. “Utilizamos as brincadeiras como forma de chamar a atenção”, afirmou.

Em 2005, o Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular conseguiu reunir 197 IES particulares em 2.007 atividades realizadas em 21 estados e no Distrito Federal. Todo o trabalho contou com a participação de 6.440 professores e 44.001 alunos que realizaram cerca de 380 mil atendimentos.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar