Acesse:

segunda-feira, 2 de junho de 2008

UnG desenvolve ações gratuitas à população no Dia Mundial Sem Tabaco

Centenas de atendimentos foram realizados pela Universidade nas diversas áreas da saúde
Com o objetivo de colaborar com a contínua redução no número de fumantes no Brasil, a Universidade Guarulhos (UnG) promoveu, neste sábado, 31, Dia Mundial Sem Tabaco, uma série de ações para conscientizar a população quanto aos malefícios do cigarro. A iniciativa contou com a colaboração dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia e Psicologia, que ofereceram, gratuitamente, diversos serviços, tais como avaliações nutricional, odontológica e fonoaudiológica, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, o Programa PrevFumo, entre outros.

Cerca de 200 atendimentos foram realizados entre 8h e 16h. “Ações como essa são muito importantes para que as pessoas se conscientizem, cada vez mais, com relação aos males causados pelo cigarro e se sintam estimuladas a abandonar o vício”, explicou o fisioterapeuta da UnG, Everton Luiz dos Santos.


O cigarro no Brasil – O fato de ser um país em pleno desenvolvimento, com dimensões continentais e quase 200 milhões de habitantes, e ser a segunda maior nação produtora e exportadora de folhas de tabaco no mundo, não impediu que o Brasil conseguisse desenvolver programas fortes e abrangentes de controle ao tabagismo. Alguns resultados positivos já foram detectados entre 1989 e 2002, como a redução do consumo anual de cigarros em quase 32%, incluindo as estimativas envolvendo produtos do mercado ilegal.

Embora seja um resultado de significativa importância, ainda há muitos desafios a serem enfrentados, especialmente se levados em consideração os cerca de 200 mil óbitos registrados anualmente em decorrência dos efeitos tardios do consumo do tabaco.

Das 4.720 substâncias tóxicas existentes na fumaça do cigarro, a nicotina é a única que causa dependência física, criando uma necessidade compulsiva pelo vício e gerando desconfortos quando não consumida por algumas horas. Além dessa substância, existem fatores que dificultam na cessação do tabagismo, como a dependência psicológica.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar