Acesse:

quarta-feira, 26 de maio de 2010

UnG realiza palestras gratuitas no Dia Mundial sem Tabaco

Evento será realizado no dia 31 de maio, na Unidade Guarulhos-Centro. Clique aqui e veja a programação
Portal UnG (26/05/2010) – Na próxima segunda-feira (31), a Universidade Guarulhos (UnG) promoverá atividades com o objetivo de colaborar com a contínua redução do número de fumantes no Brasil e conscientizar a população quanto aos malefícios do cigarro. O evento é uma iniciativa do Projeto de Extensão do Programa Prev-Fumo e conta com colaboração dos cursos de Odontologia, Farmácia, Nutrição, Fonoaudiologia e Psicologia, que oferecerão, gratuitamente, palestras sobre diferentes vertentes do tema.

O cigarro e as mulheres - “As consequências do vício do fumo nas mulheres, são, de fato, mais devastadoras do que nos homens”, afirma o fisioterapeuta e coordenador do programa PrevFumo da Universidade Guarulhos (UnG), prof. Everton Luiz dos Santos. Há alguns anos, acreditava-se que os efeitos e malefícios da dependência do tabaco eram mais agressivos nos homens, mas à medida que novas gerações de fumantes foram chegando, observou-se que as mulheres são igualmente ou mais suscetíveis aos males do fumo devido às peculiaridades próprias do sexo, como a gestação e o uso da pílula anticoncepcional.

“Um fato que poucas mulheres se preocupam é com o uso de anticoncepcional oral e o fumo”, afirma a fisioterapeuta e professora da UnG, Luciana Caglione Martin Ramalho. Apesar de as informações estarem contidas na bula dos remédios, poucas mulheres têm consciência ou se preocupam com os riscos que essa combinação pode trazer. “O anticoncepcional deixa o sangue mais viscoso. Já o cigarro obstrui as paredes dos vasos, aumentando muito o risco de trombose e embolia pulmonar”, afirma. Calcula-se que o tabagismo seja responsável por 40% dos óbitos nas mulheres com menos de 65 anos e 10% das mortes por doença coronariana nas mulheres com mais de 65 anos.

Na gravidez, o tabagismo aumenta o risco de complicações, incluindo aborto espontâneo e parto prematuro. Muitas das substâncias tóxicas presentes no fumo do tabaco atravessam a placenta afetando diretamente o feto. Os bebês de mães fumantes são menores e de baixo peso (em média menos 200-250 g). Fumar durante a gravidez pode trazer também consequências em longo prazo no desenvolvimento físico e mental das crianças. Quando a mãe fuma durante a amamentação, algumas substâncias tóxicas do tabaco estão contidas no leite materno, incluindo a nicotina, que é absorvida pela criança.

Atendimentos gratuitos pelo Dia Mundial Sem Tabaco
Realização: Programa PrevFumo da Universidade Guarulhos
Data e horário: 31 de maio, das 13h30 às 16h
Local: Anfiteatro F da Unidade Guarulhos-Centro (Praça Tereza Cristina, 1 – Centro – Guarulhos)

Horário Palestras
Das 13h30 às 14h10 Tabagismo e Doenças Peridontais

Palestrante: Gisele Cristine da Silva

Aluna do Curso de Odontologia da Universidade Guarulhos
Das 14h10 às 15h Tabagismo: “Uma Arma Química”

Palestrante: Prof. Everton Luiz dos Santos

Coordenador do Projeto de Extensão – Programa PrevFumo-UnG
Das 15h às 16h Enfoque nos Medicamentos Anti-tabagísticos

Palestrante: Representante da Eurofarma

Apoio Laboratório Eurofarma
Compartilhe:

Voltar