Acesse:

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

UnG realiza último dia de atendimentos em comemoração aos Dias Nacional e Internacional do Idoso

Durante três dias, diversos profissionais da UnG prestaram serviços gratuitamente aos idosos de Guarulhos, São Paulo e Alto Tietê
Nos dias 27 e 28 de setembro e 1° de outubro, a Universidade Guarulhos (UnG) desenvolveu, em comemoração aos Dias Nacional e Internacional do Idoso, respectivamente dias 27 de setembro e 1° de outubro, o Projeto Cidadão: Qualidade de Vida na Melhor Idade. Durante os três dias, profissionais das áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, enfermagem, nutrição, odontologia, psicologia, serviço social, turismo, educação física, direito e comunicação social promoverão diversos atendimentos e atividades gratuitos voltados aos idosos de Guarulhos, São Paulo e dos municípios da Região do Alto Tietê.

Entre os atendimentos prestados estão ginástica, aferição da pressão arterial, orientações sobre postura, equilíbrio e incontinência urinária, avaliação nutricional e triagem de voz e de problemas bucais. O aposentado Aloísio Rezende, 66, passou pela clínica de Fisioterapia e aprovou o atendimento. “O único problema da velhice é que passamos a dar mais trabalho para os outros”, disse, bem-humorado. “Recebi orientações com relação à postura. Como devo sentar, levantar, dormir. Isso é muito bom. São ações do dia-a-dia em que não prestamos a devida atenção, e que podem fazer diferença”, completou seu Aloísio.

“Fizemos uma avaliação coletiva pra detectar possíveis desvios posturais. A partir de cada caso, encaminhamos os idosos ao atendimento individualizado, para a hidroterapia ou fisioterapia em solo”, explicou o fisioterapeuta da UnG, Rodrigo Penha Maciel.

O Projeto Cidadão: Qualidade de Vida na Melhor Idade ocorreu na Unidade Guarulhos-Centro, das 9h às 15h, nos três dias de atendimento. Cada curso realizou a respectiva atividade dentro de seu laboratório e/ou clínica especializada. Para facilitar a locomoção dos participantes dentro do campus, uma van foi disponibilizada para fazer o percurso de um espaço a outro. O transporte também serviu para apresentar aos idosos toda infra-estrutura da Universidade e, conseqüentemente, os serviços que ela oferece a esse público. Entre eles, estão a Universidade Aberta da Terceira Idade (Uati-UnG) e o Programa de Atendimento Multidisciplinar da Terceira Idade, ambos de responsabilidade da vice-reitoria de Cultura e Integração Comunitária da UnG.


Quadro – Segundo a Síntese dos Indicadores Sociais 2005, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2004, o Brasil está entre os primeiros do mundo em população com idade acima de 60 anos. São cerca de 17,6 milhões, que correspondem a 9,7% da população total. Para cada 100 mulheres com mais de 65 anos, há 78,6 homens. Os Estados com maior contingente nesta faixa são São Paulo, com 4 milhões, e Rio de Janeiro, com 2 milhões.

O índice de envelhecimento da população do País (calculado na razão entre as pessoas com 65 anos ou mais e os menores de 15 anos), que era de 0,11 na década de 80, saltou para 0,25. Esses números demonstram que há 25 idosos para cada 100 jovens e deixam claro que, apesar de ainda ser considerado jovem, o Brasil está envelhecendo.

Com o ganho brasileiro de mais quatro anos de expectativa de vida, as mulheres podem chegar aos 75,5 e os homens aos 67,9 anos. Com essa conquista, a estimativa do número de idosos no País no ano de 2050 é de 34,3 milhões – 13,2% dos 259,8 de habitantes que terá o Brasil.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar