Acesse:

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Uati-UnG recebe inscrições

Programa é voltado a pessoas acima dos 50 anos. Mensalidade varia de R$ 35 a R$ 55
Portal UnG (02/06/2010) – A Coordenação da Universidade Aberta da Terceira Idade (Uati-UnG) anunciou a abertura de inscrições para a turma do segundo semestre de 2010.

Com aulas nas unidades Guarulhos-Centro e Itaquá da Universidade, o programa é dividido por módulos, com duração de quatro meses cada. As atividades desenvolvidas estão concentradas nas áreas de cidadania, cultura, saúde, lazer e tecnologia (veja abaixo as disciplinas ministradas).

Os interessados devem se inscrever na Coordenação da Uati-UnG do campus onde pretende participar das aulas. Em Guarulhos, o horário de atendimento é das 10h às 17h; em Itaquá, das 13h às 17h, ambos de segunda a sexta-feira. Os documentos necessários para matrícula são: foto (3x4), fotocópia simples do RG, CPF e comprovante de residência, além dos originais. Não é exigido diploma de ensino médio. O único requisito é ter idade a partir dos 50 anos.

Ao final de cada módulo, o participante que obtiver 75% de presença recebe certificado. Após quatro anos, é entregue ao aluno o diploma de "Qualidade de Vida", com a descrição dos módulos frequentados.

O prazo para matrícula encerra-se em 30 de junho.


Serviço

Unidade Guarulhos-Centro
Coordenação da Uati-UnG – Praça Tereza Cristina, 01, Centro, Guarulhos (Prédio L).

Unidade Itaquá
Coordenação da Uati-UnG na Unidade Itaquá – Rua Uberaba, 251, Vila Virgínia, Itaquaquecetuba.

Informações: (11) 2464-1720


Disciplinas oferecidas:

Guarulhos [+]

Informática
Dança
Direito
Português
Inglês
Gastronomia
Nutrição
Atividades Físicas
Psicologia
Oficina da memória
Teatro
Turismo
Artes Manuais
Desenho
Hidroginástica

Itaquá [+]

Informática
Dança
Atividades Físicas
Artes
Teatro
Fotografia

· Saiba mais sobre a Uati-UnG

Retomar os estudos pode aumentar expectativa de vida [+]

Dados da pesquisa Tábua Completa de Mortalidade, realizada no final de 2009 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostra que a expectativa de vida da população brasileira passou de 69,66 anos, em 1998, para 72,86 anos, em 2008. Os números apontam que o avanço é significativo se comparado com a década de 40, quando o brasileiro chegava à casa dos 45 e 50 anos.

Sabe-se que inúmeros fatores contribuem para a melhoria na qualidade de vida das pessoas na terceira idade, como alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos e boas noites de sono. Publicações do Journal of Occupation Health Psychology, da Associação Americana de Psicologia, revelam que pessoas que trabalham mesmo depois de aposentadas são mais saudáveis, assim como retomar os estudos e manter a mente ocupada pode ajudar a rejuvenescer.

Maria do Carmo, de 68 anos, sofreu no início do ano uma isquemia cerebral que a deixou hospitalizada durante alguns meses e a impossibilitou de reconhecer até mesmo sua família. “Fiquei bastante doente, não lembrava quem eu era. Ao sinal da primeira melhora me matriculei em um curso para terceira idade, foi o que salvou minha vida. Hoje sou outra pessoa”, afirma Maria, que há mais de sete meses frequenta as aulas na UATI (Universidade Aberta da Terceira Idade) da Universidade Guarulhos (UnG) e nunca mais voltou a sofrer do problema.

Especialistas da área afirmam que a prática de atividades cotidianas, como manter a mente ocupada, aprender técnicas e procedimentos até então desconhecidos, realizar viagens turísticas e lazer em geral, proporcionam melhoria nas condições físicas e psicológicas dessas pessoas, que se tornam indivíduos prestativos em seu meio social e conscientes enquanto cidadãos.

Exercitar a região do cérebro responsável pela memória também é a melhor arma contra uma das doenças que mais afetam as pessoas na terceira idade: o Alzheimer, e pode ser realizada através de atividades simples, como dançar e praticar exercícios que condicionem a pessoa a relembrar determinadas coisas ou situações. Os médicos explicam que quando dançam, os idosos fazem um esforço maior para memorizar a sequência dos passos e mostram concentração acima do normal para não invadirem o espaço do parceiro. Além disso, se lembram de experiências e sensações vividas no passado quando a música os remete à juventude.

A Uati-UnG oferece diversas atividades com a finalidade de proporcionar uma vida mais saudável e equilibrada para o idoso. As aulas de dança e as oficinas da memória são dedicadas especialmente para quem deseja evitar a doença de Alzheimer, além das diversas disciplinas oferecidas, como gastronomia, informática, direito e massoterapia, entre outras.
Compartilhe:

Voltar