Acesse:

terça-feira, 8 de junho de 2010

PSOL encerra atividades do 1.º Ideário Político Partidário da UnG

Foram cinco encontros reunindo militantes das legendas partidárias nacionais. Veja aqui a opinião de quem participou
Portal UnG (08/06/2010) – No último sábado, dia 5 de junho, Manoel José de Alencar Filho, presidente do diretório municipal do PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) encerrou a série de encontros da 1.ª edição do Ideário Político Partidário Nacional, evento realizado pelo curso de Direito da UnG com o intuito de estimular o debate democrático e crítico na sociedade.

Embora tenham sido convidados outros partidos políticos para este que foi o quinto encontro do evento, apenas o PSOL enviou representante. Por 50 minutos e utilizando teorias de grandes pensadores (Marx, Thomas Hobbes e Platão) o bacharel em direito falou sobre a criação da política, o capitalismo, a formação de classes sociais e os preceitos da corrente socialista. “A política é a mais humana das ciências. Com ela, o ser humano percebe-se, desenvolve-se, evolui”, acredita.

Manoel falou ainda sobre a criação do PSOL, em 2003, fruto de uma ruptura dentro do Partido dos Trabalhadores, e expôs alguns dos projetos políticos do partido, como a implantação do socialismo. “Nosso propósito é resgatar projetos para a classe trabalhadora, para os oprimidos”.

O militante, que iniciou sua vida política nos anos 1980, respondeu às perguntas da plateia e também a indagou: “Qual o nível de participação política de vocês?” O intuito, segundo ele, é estimular a reflexão acerca do assunto.

Durante os cinco encontros promovidos pela UnG, 15 representantes dos partidos políticos brasileiros passaram pela UnG. Veja a opinião deles sobre a iniciativa:

“Thomas Hobbes, em Leviatã, escreve que é na convivência que o homem evolui. A política é lugar ímpar para convivência. Por isso, seu debate é sempre muito importante, especialmente dentro da universidade, ponto de encontro das ideias da juventude. É preciso que haja envolvimento político entre os jovens e estímulo para tal”.

Manoel José de Alencar Filho, presidente do diretório municipal do PSOL (Partido Socialismo e Liberdade)



“Eventos como esse oferecem subsídios para que o jovem possa desenvolver ideais políticos e fazer com que se envolva com o tema. Gostei demais da oportunidade e os assuntos abordados pelos participantes, como saúde, violência e educação, foram discorridos de maneira proveitosa.”

Rubens Pavão – PSDC – Partido Social Democrata Cristão





“Quero parabenizar a UnG e todos os professores da Instituição pela iniciativa. Sem dúvida alguma essa é uma excelente oportunidade de mostrarmos nosso trabalho.”

Jorge Wilson – Presidente do Partido Progressista (PP) em Guarulhos





“Aproximar políticos dos estudantes é muito importante. É fundamental que as pessoas discutam questões de cidadania, direitos e deveres do cidadão. Eu mudei toda a minha agenda para estar aqui hoje porque acredito que o convívio com o estudante universitário é importante para o desenvolvimento dos nossos jovens profissionais.”

Celso Russomanno – Deputado Federal do Partido Progressista (PP)


“Debates como esse são importantes para a sociedade e para a democracia. O aluno que participar desses encontros sairá daqui com uma bagagem a mais no seu currículo e isso será de extrema importância para ele. A UnG é uma das maiores e mais importantes universidades do Estado e promover esses encontros contribui muito para o desenvolvimento da nossa cidade”.

Geraldo Celestino – vereador do PSDB



“É sempre importante discutir ideias em prol do nosso país. E é a partir desse convívio, da troca de experiência e conhecimento que tiramos as melhorias para o Brasil. A UnG está de parabéns pela iniciativa” .

Ciro Moura – vice-presidente do PTC





“Momentos como esse devem estar sempre presentes na vida dos nossos jovens e de todas as famílias brasileiras. A experiência foi ótima, acredito que todos saíram satisfeitos e orgulhosos”.

José Oliveira da Silva - presidente do diretório guarulhense do PSC




“O Ideário demonstra que a Universidade está cumprindo com o seu papel, que vai além dos assuntos técnicos e científicos, mas que migra também para a formação do pensamento humano. Quero parabenizar toda a equipe da UnG que está envolvida nesse evento e dizer que saio daqui gratificada, feliz e apaixonada pelo debate”

Luíza Cordeiro – vereadora do PCdoB



“Achei ótimo, pois apenas debates como esses podem aprofundar e melhorar a compreensão da política pela sociedade. Entretanto, sinto que falta cidadania política, aquela ação permanente que o povo deveria fazer na linha de seus interesses e das suas visões, independentemente do processo eleitoral.”

Walter Feldman - deputado federal do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira)


“Esses eventos devem acontecer constantemente para deixar a população esclarecida sobre o que é política, campanha e partido. É também uma boa oportunidade para a população escolher os seus candidatos. Infelizmente, muitos ainda acham que a política é muito ruim e suja, mas a política é bonita, é o ato de governar. Parabenizo a Universidade. Sou uma ex-aluna e defendo a UnG onde eu estiver.”

Otávia Tenório – vereadora do PRP (Partido Republicano Progressista)

“Foi altamente positiva. Merece ser saudada toda iniciativa que aponte para explicitação das ideias que estão no quadro político brasileiro. É justamente através do pluralismo de pensamentos, do debate democrático, da explicitação programática e da clarificação das proposições que nós vamos de fato passar a construir todo o processo necessário para as mudanças do País.”

Eduardo Rocha – membro do Diretório Nacional do PPS (Partido Popular Socialista)

“Foi uma ótima iniciativa. É extremamente importante que instituições de ensino coloquem temas políticos em debate. Mesmo que alguns representantes aproveitem para defender membros de seus partidos, encontros desse cunho são sempre positivos.”

Lucas Albano - presidente estadual do PMN (Partido da Mobilização Nacional)



“É uma iniciativa absolutamente meritória, pois é sempre importante poder discutir com os jovens e estudantes a questão política no Brasil. Trata-se de um tema palpitante, principalmente nessa época de eleições. Nesse debate tivemos a oportunidade de confrontar diferentes visões sobre o Brasil e sobre como conduzí-lo politicamente.

Mário Oliveira – pré-candidato à Presidência da República pelo PTdoB (Partido Trabalhista do Brasil)


“A iniciativa da UnG é muito bacana, uma vez que aborda os problemas da sociedade dentro da universidade, possibilitando um debate aberto e democrático. Isso é muito positivo. É nesse caminho que eu construímos o país”.

Devanir Cavalcanti – secretário Nacional da Juventude do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB)




“Acho importante que a universidade, além de formar especificamente para aquilo que determinado curso se destina, possa promover debates gerais. No fundo, o debate político congrega discussões em torno de diversas demandas sociais, seja na esfera econômica ou social. Em suma, o Ideário irá integrar a formação completa do estudante”.

Elói Pietá – ex-prefeito de Guarulhos, vice-presidente da Fundação Perseu Abramo e militante do Partido dos Trabalhadores (PT)

“Para mim foi uma experiência nova, muito boa por sinal. Estar diante de alunos e responder às suas indagações foi muito positivo. Espero que eles tenham achado o mesmo. Os partidos precisam aproveitar esta oportunidade”.

Índio de Cumbica – vereador de Guarulhos pelo Democratas
Compartilhe:

Voltar