Acesse:

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Professor de História lança livro sobre a formação do Estado de São Paulo

O lançamento aconteceu na Estação Pinacoteca nesse sábado (23)
Portal UnG (27/10/2010) - Foi lançado no último sábado (23), na Estação Pinacoteca, a coleção “História do Estado de São Paulo: A Formação da Unidade Paulista”, organizada pelos professores João Ricardo de Castro Caldeira, do curso de História da UnG, e Nilo Odalia. A obra, que detalha a formação do Estado de São Paulo, foi produzida em co-edição pela Editora UNESP, Imprensa Oficial e Arquivo Público do Estado de São Paulo.

A coleção é composta por três volumes – Colônia e Império; República e Governo; e Municipalidade –, que reúnem textos de estudiosos e pesquisadores de História que abordam aspectos econômicos, culturais, políticos, sociais e educacionais que influenciaram o desenvolvimento do Estado.

O primeiro volume começa por um estudo geográfico. O texto seguinte aborda os primeiros habitantes que ocuparam o território. Essa parte da obra passa ainda pelo bandeirismo e pela expansão para o interior paulista; a extinção e os primórdios da restauração da capitania de São Paulo; e o ciclo do açúcar.

Ao longo do segundo volume é feita uma análise da economia e da evolução social no período cafeeiro; a indústria e as finanças de São Paulo no início do século XX; a expansão da ferrovia para o Porto de Santos; e as políticas de colonização entre o final do século XIX e meados do XX.

Na seção destinada à Cultura, os autores falam sobre o modernismo, a atuação da grande imprensa durante o golpe militar de 1964, o cinema e o teatro, entre outros temas.

O terceiro volume traz quatro quadros com a relação de todos os donatários das capitanias hereditárias de São Vicente e Santo Amaro. Na sequência, há um breve histórico de todos os capitães-gerais da Capitania de São Paulo e Minas Gerais do Ouro, criada em 1709, e que teve como sede a vila de São Paulo, elevada à categoria de cidade dois anos mais tarde. A partir do ano de 1824, dois anos após a Independência do Brasil, São Paulo tornou-se uma província, sendo governado por presidentes – todos eles listados no livro, com um pequeno histórico. Os autores detalham também todos os presidentes, governadores e interventores do Estado após a proclamação da República.

Por fim, há uma listagem com todos os municípios paulistas, com data de fundação e a história de cada um.
Compartilhe:

Voltar