Acesse:

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Odontologia da UnG é destaque em eventos internacionais

Após participar de congresso europeu e ministrar cursos em universidades sul-americanas, profa. Magda Feres coordenará sessão no mais importante congresso de pesquisa odontológica
Portal UnG (10/02/2011) – O Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UnG vem acumulando conquistas bastante positivas. Além da nota 5 (em um ranking que vai de 1 a 7) atribuída pela Capes/MEC na última avaliação – o que o coloca como o melhor do País, entre as IES particulares, nas áreas de Periodontia, Dentística e Implantodontia –, o mestrado e doutorado ganham cada vez mais projeção no cenário científico internacional – projeção essa que está entre os pré-requisitos da Capes para a progressão às notas 6 e 7.

Em novembro de 2010, a coordenadora do Programa, profa. dra. Magda Feres, foi a única pesquisadora da América do Sul convidada pela Federação Europeia de Periodontia para participar da 7.ª edição do Workshop Europeu de Periodontia.

Ela integrou o grupo de aproximadamente 70 pesquisadores que elaboraram o “Consensus of Expert Opinion in Europe”, um consenso da opinião de especialistas da Europa sobre questões importantes da Periodontia e da Implantodontia. O resultado dessa reunião será, em breve, publicado no Journal of Clinical Periodontology, a revista científica de maior impacto na área odontológica. “A participação de não europeus é rara e acontece com base na relevância dos estudos/publicações internacionais do pesquisador. Essa foi a primeira vez que houve um representante de uma universidade brasileira”, explicou Feres.

Segundo ela, foram 12 horas de trabalho por dia. Primeiramente, dentro dos grupos específicos e, depois, em sessões plenárias. A docente da UnG participou do grupo que analisou a complexidade das infecções periodontais, com foco em microbiologia. “Foi uma experiência única. Fiquei honrada com o convite. Creio que isso evidencia a importância e abrangência de nossas pesquisas”, expôs a pesquisadora.

Ainda em 2010, a doutora pela Universidade de Harvard ministrou cursos para pesquisadores, estudantes de pós-graduação e professores de duas universidades sul-americanas. Em novembro, falou sobre o futuro do tratamento periodontal na Faculdade de Odontologia da Universidade Nacional de Cuyo, na Argentina; e, em dezembro, abordou o desenvolvimento de estudos clínicos e publicação de resultados na Fundação Juan José Carraro, no Uruguai.

Estados Unidos

Em março, a profa. Magda Feres irá coordenar, ao lado do pesquisador suíço Andrea Mombelli, a sessão de apresentação oral de trabalhos da Reunião Anual da IADR (International Association for Dental Research), que será realizada em San Diego, nos Estados Unidos.
Dos seis trabalhos selecionados para apresentação – todos na área de tratamento periodontal com antibióticos –, três foram desenvolvidos por professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UnG (veja abaixo). “Trata-se do mais renomado evento de pesquisa em Odontologia no mundo. A seleção de trabalhos para apresentação oral é bastante exigente. Ficamos contentes quando vimos na lista três pesquisas desenvolvidas na Universidade”, comentou Feres.

Trabalhos selecionados

Clinical and microbiological effects of azithromycin in the periodontal treatment
E. SAMPAIO, M. ROCHA, M. FAVERI, P. DUARTE, I. BARRETO, L. FIGUEIREDO, and M. FERES, Periodontology, Guarulhos University, Guarulhos, SP, Brazil

Benefits of systemic antibiotics in the treatment of aggressive periodontitis
M.J. MESTNIK1, M. FERES2, L.C. FIGUEIREDO3, R.P. TELES4, P.M. DUARTE5, and M. FAVERI3, 1,2,3,5,6 Guarulhos University, Guarulhos, Brazil, 4Periodontology, Forsyth Institute, Boston, MA

Metronidazole alone or combined with amoxicillin in the periodontal treatment
M. DA SILVA, T.A.O. SIROTTO, G.M.S. SOARES, J.A.V. MENDES, M. FAVERI, L.C. FIGUEIREDO, and M. FERES, Periodontology, Guarulhos University, Guarulhos, SP, Brazil
Compartilhe:

Voltar