Acesse:

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Fatos e Fotos: Troca de experiências marca XX Semana de Enfermagem

Evento contou com participação de estudantes e profissionais da área. Veja as fotos
Portal UnG (23/09/2010) – Nos dias 17 e 18 de maio, alunos, ex-alunos e docentes de Enfermagem da UnG se reuniram pela 20.ª edição da semana acadêmica do curso. Além de estimular a troca de conhecimento e experiência, o evento teve por objetivo sensibilizar os graduandos quanto à necessidade do aperfeiçoamento profissional, requisito necessário para ingresso e permanência no mercado de trabalho.

Diversos profissionais da área passaram pela Universidade para compartilhar trajetórias profissionais e debater assuntos relacionados ao tema central do evento: “Compromisso com a vida, crescendo com as diversidades”.

“Os profissionais convidados motivaram os alunos a nunca desanimarem diante dos obstáculos que surgem ao longo da vida acadêmica, pois eles servem para aperfeiçoar nossas escolhas”, disse a diretora do curso, profa. Maria de Belém Cavalcante. “Essa é uma atividade bastante importante aos nossos acadêmicos, uma vez que traz para a Instituição a realidade do mercado de trabalho”, complementou.

Apresentações culturais, reflexões e palestras sobre relevantes aspectos da profissão marcaram os dois dias da Semana, que teve organização dos estudantes.

Palestras realizadas

· "Libras e sua importância para o profissional de saúde"
Profa. Elaine Sampaio

Destacou aspectos como compreensão dos pacientes com dificuldades auditivas e a importância de o enfermeiro deter conhecimento e habilidades em LIBRAS para facilitar a intervenção.

· "Atuação do enfermeiro em indústria médico-hospitalar"
Enf. Gisele Chicone

Enfatizou, entre outros tópicos, a conquista de espaço do enfermeiro nesse mercado, seu funcionamento e média salarial. Expôs, ainda, a importância do conhecimento em Anatomia e Fisiologia Humana e da capacidade de desenvolvimento educacional e profissional.

· "Dor Crônica"
Profa. Dra. Karine São Leão Azevedo

Destacou o papel do enfermeiro na avaliação da dor Cônica e a importância da avaliação da dor para a tomada de decisão. Enfatizou também a necessidade de o profissional buscar atualização constante.

· "Prevenção de iatrogênias no preparo e na administração de medicação"
Profa. Ms. Sandra Neves Alves de Araújo

Enfatizou a atenção no cuidar envolvendo vários aspectos da intervenção do enfermeiro, bem como o planejamento da assistência para propiciar a “segurança” do paciente.

· "Violência contra o idoso"
Profa. Dra. Marília Viana Berzins

Foram discutidos vários aspectos do envelhecimento, especialmente no que se refere à dignidade. A apresentação ressaltou a mudança na concepção do idoso e a necessidade de não generalizar a velhice.

· "Importância da pesquisa clínica na Enfermagem"
Enf. Elaine de Santana Longo

A palestrante ilustrou as várias opções de atuação disponíveis no mercado de trabalho e o avanço da pesquisa clínica. Enfatizou, ainda, os critérios necessários para ingresso no universo científico e destacou atributos importantes para diferenciar o currículo, como idiomas adicionais e informática.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar