Acesse:

terça-feira, 5 de setembro de 2006

Fonoaudiólogos lutam pela integralidade no SUS e convocam para audiência pública em 13 de setembro

Para propor a inserção da fonoaudiologia nas políticas de saúde e educação, como uma sugestão para a melhoria da oferta de trabalho e do serviço, será promovida uma audiência pública no dia 13 de setembro, quarta-feira, às 19h30, na Câmara dos Vereadores
De acordo com a diretora do curso de Fonoaudiologia da UnG, professora Eliana De Martino, o Brasil tem leis suficientes para dar cobertura aos problemas de saúde e educação. No município de Guarulhos, por exemplo, já é regulamentado o Programa de Saúde do Escolar que garante atendimento auditivo e fonoaudiológico a toda criança, a partir de quatro anos, em creche pública e ensino fundamental. “Mesmo não apresentando perda auditiva, a criança pode ter distúrbio articulatório, gagueira, dificuldade de aprendizagem, problema de voz e de linguagem”, diz.
É considerável também o afastamento de professores por disfonia ou quadro de rouquidão. Eliana explica que a Lei de Saúde Vocal do Professor assegura atendimento fonoaudiológico aos professores da rede pública de ensino, incluindo workshops de voz falada, orientações de higiene vocal e fonoterapia.
Os deputados estaduais Walter Feldman, Carlos Neder e os vereadores Eduardo Rodrigues, de Guarulhos, e Beto Custódio, de São Paulo, compartilham a necessidade de inserir o fonoaudiólogo nas políticas de educação pública e privada, registrada durante a suas participações no 1.º Fórum de Políticas Públicas, realizado em Guarulhos, com a parceria entre a UnG e os conselhos federal e regional de fonoaudiologia. “O ano de 2006 é o da Inclusão. Temos a obrigação de promover a inserção social e educacional, tão necessária ao portador de necessidades especiais. Vamos cobrar que as leis que promovem a inclusão da fonoaudiologia nos serviços públicos de saúde e educação sejam cumpridas e fiscalizadas, uma vez que elas existem e muitas estão regulamentadas”, finaliza a diretora.

Serviço
Audiência Pública pela inserção da fonoaudiologia nas políticas de saúde e educação
Data e horário: 13 de setembro, às 19h30
Local: Câmara dos Vereadores de Guarulhos
Endereço: Rua João Gonçalves, 598, Centro – Guarulhos, SP
Compartilhe:

Voltar