Acesse:

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Equoterapia festeja Dia das Crianças


Porta UnG (18/10/2011) – Alunos voluntários e professores que participam do Projeto Equoterapia, desenvolvido pelos cursos de Fisioterapia, Nutrição, Fonoaudiologia, Psicologia, Medicina Veterinária e Serviço Social da UnG, realizaram festa em comemoração ao Dia das Crianças. O evento aconteceu no dia 10 de outubro, no espaço onde são realizadas as sessões de equoterapia, na Unidade Guarulhos-Dutra.

Crianças e familiares beneficiados pelo projeto puderam se divertir com brincadeiras e palhaço.


O projeto

A ação é simples. O resultado, porém, é extremamente positivo. Utilizando-se da prática de equitação, terapeutas conseguem transformar a vida de pessoas com necessidades especiais. O segredo está na capacidade da chamada Equoterapia em promover o desenvolvimento biopsicossocial de pacientes. Explica-se: ao montar num cavalo, preparado para esse fim, pacientes com problemas de ordem física ou psicológica relaxam e se conscientizam da capacidade do próprio corpo. “Nas aulas são desenvolvidas novas formas de socialização, autoconfiança e auto-estima. O praticante participa de sua reabilitação na medida em que interage com o animal”, esclarece a fisioterapeuta Chrystianne de Melo Setter, especialista em neurologia infantil.
Docente do curso de Fisioterapia da UnG, Chrystianne integra o grupo de profissionais que atua no Centro de Equoterapia da Universidade, instalado no centro clínico de Medicina Veterinária, na Unidade Guarulhos-Dutra.

Os benefícios com o projeto não estão restritos aos praticantes. Se eles são favorecidos com o estímulo aos movimentos perdidos, devido a alguma lesão neurológica, e a obtenção de informações sensoriais múltiplas, que irão melhorar a força muscular e o equilíbrio, o ganho dos alunos está no campo do trabalho interdisciplinar. Isso porque o estudante, que faz parte do projeto como voluntário, tem a oportunidade de trabalhar em equipe e dividir experiências com profissionais de outras áreas.
Compartilhe:

Voltar