Acesse:

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Aluna de Educação Física disputará Jogos Parapan-Americanos

Atleta de Guarulhos foi convocada após ótimo desempenho na etapa nacional. Competição acontece entre 12 e 20 de novembro
Portal UnG (25/10/2011) – Gabriela Cantagallo, aluna do 2.º semestre de Educação Física da UnG, já está de malas prontas para os Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara, no México. Ela e outros 200 atletas que integram a seleção disputarão medalhas e vagas para os Jogos Paraolímpicos de Londres 2012.

Sem o antebraço esquerdo, Gabriela começou a nadar aos seis anos por indicação médica. Aos 13 disputou a primeira competição: os Jogos Regionais de Santos de 2005. Hoje, aos 19 anos, é atleta consolidada da natação para pessoas portadoras de deficiência (PPD), com mais de 100 medalhas conquistadas em competições regionais, nacionais e internacionais. “Nunca encarei minha deficiência como problema, nem mesmo tive dificuldades para nadar. Na adolescência sentia um pouco de vergonha, mas passou logo”, confessa.

A dedicada e determinada atleta carimbou seu passaporte para Guadalajara após ótimo desempenho nas etapas do Circuito Loterias Caixa Brasil Paraolímpico. Na segunda delas, faturou quatro medalhas: uma ouro, pela vitória na categoria nado peito, e três de prata pelo segundo lugar nos 100 e 50 metros livres e 200 metros medley. Gabriela irá embarcar rumo ao México no dia 7 de novembro.

“Desejamos toda sorte à Gabriela nessa competição. Que consiga ótimos resultados”, disse a diretora do curso de Educação Física, profa. Rosemeire de Oliveira.

Jogos

Para levar a delegação brasileira aos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara serão investidos mais de R$ 2 milhões. O País lutará por medalhas no atletismo, basquete em cadeira de rodas (feminino e masculino), bocha, ciclismo, futebol de 5 (para cegos), goalball feminino e masculino, halterofilismo, judô, natação, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa, tiro com arco e vôlei sentado.

O grande desafio será repetir o primeiro lugar do Rio 2007, quando o Brasil conquistou 228 medalhas (83 de ouro, 68 de prata e 77 de bronze).

A região sudeste contará com 129 representantes, o sul terá 34 atletas. 26 treinam no centro-oeste brasileiro, 37 são do nordeste e 13 da região norte.

A competição acontece entre os dias 12 e 20 de novembro.
Compartilhe:

Voltar