Acesse:

quinta-feira, 19 de outubro de 2006

Semana de Educação Física inicia com apresentações culturais e palestras

Presidente do Conselho Regional de Educação Física de São Paulo abriu o evento no período noturno; danças e mesa-redonda foram as atividades desenvolvidas pela manhã
Usando roupas e acessórios de materiais reciclados, crianças de um colégio público de Guarulhos dançaram ao ritmo de canções provenientes da cultura da região Norte do País e gingaram ao som de berimbaus e tabacas que entoavam da caixa de som instalada no Prédio F da UnG Campus Centro – Guarulhos Tudo sob orientação de uma ex-aluna da Educação Física da Universidade, que hoje promove um trabalho ímpar com os pequenos.

Pouco antes dessa apresentação, profissionais da área de educação física discutiram em uma mesa-redonda montada no Anfiteatro C, justamente o que se veria minutos depois na dança das crianças: a inserção da educação física na escola com competência e qualidade.

A apresentação cultural e o debate fizeram parte da abertura da Sexta Semana Acadêmica de Educação Física da UnG, evento que tem um audacioso objetivo. “Durante toda essa semana queremos unir a teoria e a prática à valorização do que os alunos e os ex-alunos produzem. Isso ajudará a mostrar aos nossos estudantes como estão inseridas no mercado as pessoas que já passaram pela UnG”, explicou a diretora do curso de Educação Física, professora Ana Padrão. “Esse evento fará muito mais do que apenas trazer um palestrante para contar o que ele faz. Tudo que será apresentado irá acrescentar e muito na formação de cada um.”

Regulamentada em 1998, a profissão de educador físico passa por um bom momento. Pelo menos é o que afirma o presidente do Conselho Regional de Educação Física de São Paulo (Cref – SP4), professor Flávio Delmanto.

Palestrante da noite desta quarta-feira, 18, Delmanto falou sobre a importância da criação dos Conselhos Regionais e da formalização da profissão. Segundo ele, isso fez com que o exercício do educador físico ganhasse maior credibilidade. “Antes éramos apenas professores. Hoje, após uma briga que durou dez anos, somos profissionais da educação física.”

Quanto ao mercado de trabalho, o presidente do Cref apontou para uma significativa expansão, especialmente após a integração do profissional da Educação Física com outras importantes áreas, como a fisioterapia e a medicina. “Existe um mercado muito promissor, que se sente mais seguro em contratar profissionais regulamentados por instituições sérias”, relata.

A Semana de Educação Física continua até sábado, quando o curso encerrará o evento realizando atendimento à comunidade no Dia do Ensino Responsável, iniciativa promovida pala Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e que contará com a participação de outros cursos da UnG.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar