Acesse:

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Ranking publicado pela Folha reforça qualidade da UnG

Universidade está entre as melhores do Estado. Produção científica foi um dos critérios analisados

O Jornal Folha de S. Paulo publicou nesta segunda-feira (03) o RUF (Ranking Universitário Folha), pesquisa inédita realizada por um veículo de comunicação que mostra as melhores universidades do País. A Universidade Guarulhos (UnG) é a 11.ª colocada entre as instituições particulares do Estado de São Paulo, desbancando conhecidas IES, como Unip, Uninove, Universidade São Judas, Anhembi Morumbi, Braz Cubas e Unicid. Na classificação geral, que abrange universidades de todo o território nacional, a UnG está entre as 100 melhores.

De acordo com a publicação, as 191 universidades de todo o País listadas na classificação conquistaram suas colocações a partir da análise de quatro indicadores desenvolvidos pela Folha. Juntos, eles somam cem pontos: produção científica (55 pontos), Inovação (5 pontos), reputação no mercado (20 pontos) e qualidade de ensino (20 pontos). Os dois primeiros indicadores têm como base a produção acadêmica das universidades, como número de artigos produzidos e quantidade de doutores. Já os dois últimos foram desenvolvidos após entrevistas feitas com pesquisadores e Executivos de Recursos Humanos, no total de quase dois mil profissionais. As instituições que tiveram pelo menos três menções foram consideradas. Apesar de terem sido citados 42 faculdades e centros universitários, a coordenação do RUF levou em consideração apenas universidades, por conta da autonomia de ensino e do volume de pesquisas.   

A boa posição da UnG no ranking reforça a propagação da qualidade da Universidade no ensino superior brasileiro. Nos últimos anos, a Instituição expandiu seu quadro de professores (65% deles têm títulos de mestres e doutores), fez grandes investimentos em laboratórios com tecnologia de ponta (são mais de 100 em todas as áreas do conhecimento) e desenvolveu uma série de programas visando a inserção de estudantes no campo do trabalho.

O resultado dessa política de qualidade pode ser observada nessa colocação no RUF e nas avaliações oficiais realizadas pelo Ministério da Educação. Na última avaliação institucional, por exemplo, a Universidade conquistou nota 4 – do total de cinco – após análise de critérios como responsabilidade social, gestão da instituição, infraestrutura, produção científica, etc. O conceito é semelhante ao de outras instituições tradicionais, como a PUC-SP, FAAP, Escola Paulista de Medicina e Fecap. Em Guarulhos, é o maior conceito já obtido por uma instituição de ensino superior.

Na área de pós-graduação, o Programa de Odontologia, que inclui mestrado e doutorado, tem nota 5; e os mestrados em Análise Geoambiental e Enfermagem receberam nota 4 da Capes/MEC.

Para desenvolver o ranking, a Folha se inspirou em experiências internacionais, como o Times Higher Education, o Quacquarelli Symonds e o Ranking de Xangai.

Compartilhe:

Voltar