Acesse:

quarta-feira, 27 de setembro de 2006

Dia Nacional do Idoso é comemorado com conferência

Palestras buscaram mostrar aos “atores” da terceira idade como fazer valer seus direitos; UnG faz seu papel e abre inscrições para a Uati
“Nosso maior anseio é o de que consigamos conquistar um espaço para a prática de esportes, atividades de lazer e cultura voltados à terceira idade e diminuir o preconceito”, desabafa o aposentado Pedro Navarro, de 69 anos. Embora seja o depoimento de um dos cerca de 300 idosos que participaram da II Conferência do Idoso, realizada nessa quarta-feira (27) na UnG, reflete o desejo de todos nesse Dia Nacional do Idoso.
O evento, cujo tema foi "Direito+Dever: esta dupla faz acontecer", fez parte da 8.ª Semana Municipal do Idoso e trouxe ao Anfiteatro F da Universidade uma série de palestras que buscaram mostrar aos “atores” da terceira idade como fazer valer seus direitos e resgatar a sua auto-afirmação. “Temos a consciência de que ainda faltam muitos pontos a serem melhorados em relação às políticas públicas voltadas ao idoso. No entanto, estamos buscando isso”, afirmou o secretário da Assistência Social e Cidadania de Guarulhos, José João Macedo.
Para a aposentada Lídia Magalhães Argoso, que é presidente da ONG Maior e Melhor Idade Vida Nova, apesar do esforço, as propostas nunca saem do papel. “Nós percebemos que as Secretarias voltadas à terceira idade estão sempre sem verbas. É preciso olhar com mais atenção para nós”, disse.
Mas a Conferência não foi feita apenas de cobranças. Os idosos foram homenageados como merecem. A abertura do evento, que contou com a participação de diversas autoridades, entre elas o presidente do Conselho Municipal do Idoso (CMI), Antonio Leite Lima, e do vice-reitor da UnG, professor Nelson Figueiredo Filho, ficou por conta do coral Vida Nova, regido pelo professor Cícero Costa. As atividades tiveram aprovação dos participantes. “Foi um iniciativa formidável e extremamente pertinente, com assuntos de interesse de toda a terceira idade”, afirmou Navarro.
A programação da 8.ª Semana Municipal do Idoso, que é uma iniciativa do CMI, vai até a próxima sexta-feira e contará com jogos cooperativos e baile da terceira idade.


Universidade da Terceira Idade

A UnG também vem fazendo sua parte no que se refere à assistencia ao idoso. Desde o início desse ano, colocou em funcionamento a Universidade Aberta da Terceira Idade (Uati-UnG), programa que hoje conta com a participação de 200 estudantes.

Com aulas ministradas duas vezes por semana (terça-feira e quinta-feira das 13h30 às 16h30), o curso é dividido por módulos, com duração de dois meses cada. Entre as disciplinas ministradas estão: Noções de Informática e Internet, Espanhol, Qualidade de Vida, Word, Excel, História das Religiões, Música, Pintura e Teatro. Além disso, os alunos participam de atividades sócioeducativas e culturais, voltadas para o lazer.
Aos interessados, a UnG acaba de abrir as inscrições, que podem ser realizadas até o dia 7 de outubro, de segunda a sexta-feira das 9h às 21h; e aos sábados, das 9h às 15h, no setor de Atendimento Comunitário, localizado no saguão do Prédio D do Campus Guarulhos – Unidade Centro. As aulas terão início no dia 09 de outubro.

Para se inscrever é necessário, além de ter 50 anos ou mais, ter em mãos os seguintes documentos: 2 fotos (3x4), fotocópia simples do RG, CPF e comprovante de residência, além dos originais. O custo mensal é de R$ 55.
Informações: (11) 6464-1655.
Compartilhe:

Voltar