Acesse:

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Simpósio aborda parceria UnG e Prefeitura na área da saúde

Evento aconteceu no Anfiteatro F do Campus Guarulhos-Centro da Instituição

Nesta sexta-feira (17), cerca de 500 pessoas acompanharam o 1.º Simpósio do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional (Pró-Saúde) e do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde) de Guarulhos. O evento foi sediado pela UnG, que atua em parceria com a Secretaria da Saúde de Guarulhos nas duas iniciativas.

Além de estudantes, professores e gestores da Universidade, participaram do evento o vice-prefeito de Guarulhos, Carlos Derman, a deputada federal Janete Pietá, o desembargador Paulo Dias de Moura Ribeiro, a secretaria adjunta da Saúde, Teresa Pinho de Almeida, entre outras autoridades.

Desde agosto de 2012, 24 estudantes da UnG atuam como bolsistas e voluntários no Pró-Saúde e PET-Saúde. São alunos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia e Psicologia, orientados por um professor tutor da Universidade e seis preceptores, profissionais da Secretaria da Saúde. Esse grupo atuará até agosto de 2014 na educação permanente nas redes de atenção à saúde. “A instalação desses programas dentro de uma universidade particular é algo pioneiro. Nosso maior capital é o humano e queremos colocá-lo à disposição da sociedade”, enfatizou o chanceler da UnG, prof. Antonio Veronezi.

Atrelados ao Ministério da Saúde e Ministério da Educação, o Pró-Saúde e PET-Saúde visam à formação de profissionais para um atendimento humanizado, qualificado e resolutivo, compatível com as necessidades de saúde da população no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), além de incentivar adaptações na graduação para produzir conhecimento voltado à prestação de serviços.

Nesse período de atuação no Pró-Saúde e PET-Saúde, os estudantes da Universidade desenvolvem atividades em algumas UBS, participam de seminários e reuniões, desenvolvem projetos de pesquisa, entre outras ações. “O programa oferece ao estudante de graduação uma perspectiva de qualificação, bem como a possibilidade de utilizar as necessidades dos serviços como fonte de produção de conhecimento e pesquisa nas IES”, disse a reitora da Universidade, profa. Luciane Lúcio Pereira. “O aluno tem a oportunidade de prestar serviços de forma integrada às equipes de saúde. Essa dinâmica ensina sobre o trabalho multiprofissional, a integralidade no cuidado e atenção à saúde e o acesso à realidade das condições de vida e de saúde da população”.

“A Prefeitura tem inúmeras experiências positivas com a UnG. Anualmente, centenas de estudantes fazem estágio na rede municipal de saúde; e a Universidade promove diversas iniciativas para beneficiar os colaboradores da rede. Tanto a Secretaria quanto o Ministério apostam muito nessa parceria”, disse Carlos Derman.

O Simpósio ainda evidenciou as ações já desenvolvidas e o planejamento para as próximas iniciativas do grupo.

Recentemente, a UnG teve homologada pelo Ministério da Saúde a inscrição para um segundo grupo de atuação nos programas PET/REDES. Se aprovada nas próximas fases do edital, a UnG selecionará estudantes para o biênio 2014/2016.  



Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar