Acesse:

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

UnG inicia atividades da quarta turma do Programa Engraxate Cidadão

Selecionados receberão bolsa de estudos e 70% da renda provinda da atuação como engraxates

Os novos selecionados para integrar a quarta turma do Programa Social Engraxate Cidadão participaram nesta quarta-feira, 21, da primeira aula de capacitação. Durante o encontro, que aconteceu no Campus Guarulhos-Centro da UnG, os participantes receberam as boas-vindas da equipe da iniciativa, assistiram a palestras motivacionais e se inteiraram das informações sobre o funcionamento das atividades e dos benefícios que receberão, como bolsa de estudos e vale-transporte – esse último, durante os três primeiros meses de trabalho.

Nos próximos dias, os novos engraxates participarão de treinamentos nas áreas de marketing pessoal, ética e cidadania, gestão financeira e informática. “Serão diversos encontros que irão prepará-los para os desafios que vêm pela frente. É uma oportunidade única na vida desses jovens”, disse Ângela Vilela, coordenadora do Projeto. “A iniciativa reflete o espírito de responsabilidade social desta Instituição, que nos últimos três anos realizou mais de um milhão de atendimentos à comunidade”, enfatizou a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UnG, profa. Maria Helena Krüger.

A jovem Mayara Santos, 19 anos, topou o desafio assim que viu uma reportagem pela TV informando que as inscrições para o Programa estavam abertas. No mesmo dia ligou para a Instituição. “Já prestei alguns vestibulares, cheguei a passar, mas não consegui custear as mensalidades. Vi no Engraxate Cidadão a oportunidade para realizar meu sonho de estudar Turismo”, contou.

O chanceler da UnG e idealizador da iniciativa, prof. Antonio Veronezi, conversou com os participantes e falou um pouco sobre o início de sua trajetória profissional, que aconteceu como engraxate. “Eu comecei a engraxar sapatos aos nove anos de idade. Esta profissão é tão digna quanto qualquer outra existente no mercado. O engraxate não pode ter vergonha de seu ofício e se esconder atrás da cadeira. Com este trabalho vocês terão a oportunidade de conhecer muitas pessoas, que poderão abrir portas no mercado de trabalho. Aproveitem e estudem para conquistar o que desejam”, falou.

Os alunos participantes do Programa têm direito a uma bolsa de estudos integral durante dois anos em curso de graduação na Universidade, além de 70% da renda provinda da atuação como engraxates. Eles também receberão três meses de vale-transporte, cedido pela Secretaria de Transportes e Trânsito da Prefeitura Municipal de Guarulhos. O ofício será desenvolvido em cadeiras já instaladas em espaços de Guarulhos e São Paulo.

Veja abaixo as imagens do primeiro encontro da turma.



Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar