Acesse:

segunda-feira, 26 de março de 2012

Emoção marca a cerimônia de formatura da primeira turma do Projeto Engraxate Cidadão

Estudantes passarão a atuar como engraxates em diversos pontos de Guarulhos e São Paulo. Veja as fotos do evento
Portal UnG (26/03/2012) – Emoção, otimismo e esperança. Foi com esses sentimentos que 60 jovens e adultos, homens e mulheres, concluíram a primeira etapa do Projeto Engraxate Cidadão e reuniram a família para assistir à certificação do curso de preparação profissional. A cerimônia aconteceu na manhã de sábado (24), no Auditório da UnG no Clube Recreativo. O projeto social resgatou um ofício histórico para dar oportunidade de trabalho e geração de renda para pessoas que, por diferentes motivos, vivem em situação de pobreza e vulnerabilidade social.

Ex-dependentes químicos, pessoas com 60 anos que não conseguem uma vaga no mercado de trabalho e jovens que nunca atuaram profissionalmente compõem o conjunto de profissionais que receberam o certificado e, a partir de abril, passarão a atuar como engraxates em diversos pontos de Guarulhos e São Paulo.

Para esta primeira turma, a Universidade financiou todos os insumos e equipamentos necessários para o trabalho: uniformes, materiais e a própria cadeira de engraxate, desenvolvida pensando na ergonomia do profissional e do cliente. A ideia agora, segundo os idealizadores, é que parte do valor conquistado com o trabalho seja reinvestida na própria iniciativa. Isso possibilitará que mais pessoas sejam beneficiadas.

Além de 70% da renda provinda da atuação, os profissionais têm direito a uma bolsa de estudos em curso de graduação na UnG e acesso exclusivo a diversos serviços da Instituição, como atendimentos das clínicas de saúde. “Nossa ambição é que essas pessoas ingressem no ensino superior, melhorem suas condições de vida e se preparem para conquistar outros espaços no mercado de trabalho”, pontua o chanceler da Universidade, prof. Antonio Veronezi.

A vice-reitora de Extensão da UnG, profa. Maria Inês Santos, disse que a intenção é estender o projeto. “Queremos possibilitar que mais pessoas participem e sejam beneficiadas por essa importante ação da Universidade”, explica.

Desde janeiro, os alunos inscritos no projeto participam de oficinas teóricas e práticas sobre cidadania, administração de finanças pessoais, marketing pessoal, computação, alimentação equilibrada e engraxataria. Com a ida a campo, os engraxates terão de cumprir carga horária de 20 horas semanais. A perspectiva é que seja aberta uma turma por semestre e que o projeto seja propagado pelo País por outras instituições de ensino, empresas privadas e poder público.

Flávio Aparecido Mendes, 32 anos, orador da turma, se emocionou quando contou sua história. Ex-dependente químico, o jovem disse que o projeto mudou sua vida e o novo trabalho o ajudará a enfrentar os desafios do cotidiano com mais força e esperança. “Eu já fui sorveteiro, office-boy, lavador de caminhão de lixo. Só depende de mim ser cada dia melhor. E como diz a canção de Gilberto Gil, vamos andar com fé, que ela não costuma falhar. Hoje, contando com o apoio desse projeto, consigo ser melhor filho, esposo e pai”, disse ele emocionado.

O evento, que contou com trilha sonora tocada pela Orquestra da Vila e apresentação do jornalista Augusto Pinheiro, teve participação da imprensa, do chanceler da UnG, prof. Antonio Veronezi, reitor, prof. Alexandre Estolano, e de autoridades. Entre elas vereadores da cidade de Guarulhos, o deputado estadual Fernando Capez, os secretários municipais de Transporte e Trânsito, Atílio Pereira, e do Trabalho, Maria Helena Gonçalves, representantes do Poder Judiciário e das Forças Armadas.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar