Acesse:

quarta-feira, 14 de março de 2012

Alunos concluem aula prática do Projeto Engraxate Cidadão

Cerca de 60 profissionais já estão prontos para desempenhar o ofício. Veja aqui o histórico da iniciativa
Portal UnG (12/03/2012) – Um produto daqui, uma cera de lá e algumas escovadas com bastante entusiasmo. O resultado são sapatos com bastante brilho. Para o ofício de engraxate, essa é a aspiração primeira, à qual vem atrelada a satisfação do cliente. Disso depende, ainda, a abordagem do profissional, sua cortesia e capacidade de cativar quem busca o serviço. É isso o que profissionais buscam repassar a mais de 60 alunos inscritos no Projeto Engraxate Cidadão, iniciativa desenvolvida pela UnG com o objetivo de inserir profissionalmente pessoas de baixa renda que estão fora do mercado de trabalho e em vulnerabilidade social.

Desde janeiro, o grupo já aprendeu como administrar o dinheiro que conquistar com o trabalho, a manter uma dieta equilibrada e uma postura física que não cause prejuízos à saúde, a fazer seu marketing pessoal e engraxar sapatos, bolsas e carteiras. As aulas foram ministradas por profissionais da UnG e convidados, como é o caso do especialista em sapatos Luiz Fernandes, que veio da cidade de Franca, distante 400 quilômetros, exclusivamente para compartilhar seu conhecimento com os estudantes. “É uma honra integrar um projeto com um fim tão importante, que é dar oportunidade”, salientou.

No último sábado (10), durante encerramento das aulas práticas de engraxataria, os alunos mostraram preparo e entusiasmo para o trabalho. Os primeiros clientes saíram satisfeitos. “Já estão dominando o ofício”, disse o chanceler da Universidade, prof. Antonio Veronezi. O ilustre cliente é idealizador do projeto e emocionou-se ao ver sua concretização. “Há muito tempo almejava ver isso acontecendo. Precisamos oferecer oportunidades, empregar, possibilitar a ascensão social e profissional. Um dia me deram oportunidade; abriram uma porta para mim, a qual foi fundamental para as minhas conquistas”, salientou.

De acordo com a vice-reitora de Extensão da UnG, profa. Maria Inês Santos, o desafio agora é a busca de parceiros para a ampliação do projeto. “Queremos possibilitar que mais pessoas participem e sejam beneficiadas por essa importante ação da Universidade”.

No próximo sábado (17), o escritor e fisioterapeuta Gil Lúcio, autor do livro “De Engraxate a PhD”, ministrará aula magna para os estudantes e mostrará como acreditar no próprio potencial e vencer desafios.

Além da renda obtida com a atuação profissional, a qual deve iniciar no mês de abril, os profissionais que integram o projeto têm como benefício uma bolsa de estudos em um curso de graduação da UnG (muitos já estão matriculados) e acesso a serviços da Universidade. Parte da renda obtida com as engraxadas será revertida para o próprio projeto. Isso possibilitará a compra de materiais, uniformes e a ampliação da iniciativa.

De acordo com a coordenadora do Projeto, profa. Lislei Freitas, entre os locais onde o serviço será oferecido estão shoppings, unidades da UnG e hotéis. “Estamos em busca de espaços com grande circulação de pessoas e potencial demanda para este serviço”.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar