Acesse:

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Projeto Engraxate Cidadão é apresentado para gestores de RH

Mais de 15 representantes de empresas da cidade participaram de reunião para conhecer as propostas do programa
Portal UnG (14/05/2012) – Mais de 15 gestores de Recursos Humanos de diversas empresas de Guarulhos se reuniram na manhã desta segunda-feira (14), no Salão Nobre da UnG, para discutirem sobre novidades do setor e conhecerem o Projeto Engraxate Cidadão. O encontro, realizado mensalmente em diferentes locais, é promovido pelo CIESP Guarulhos (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Durante a ocasião, o coordenadora do projeto social, profa. Lislei Freitas, falou sobre a iniciativa da ação, mostrou vídeos e entregou panfletos informativos aos gestores. Em seguida, o chanceler da UnG, prof. Antonio Veronezi, contou sobre seu início profissional como engraxate e pediu a contribuição dos participantes. “Uma universidade não pode ser apenas um local que transmite conhecimento. Ela precisa ir além, tem que inovar e gerar novas oportunidades. As pessoas nunca entenderam porque eu queria tanto que esse projeto desse certo. Com essa profissão de engraxate, quando criança, eu comprava o pão e o leite para minha família. Se hoje tenho uma situação mais confortável e Deus me deu essa oportunidade de ajudar essas pessoas, sinto-me honrado e feliz. É por isso que peço também a ajuda de vocês. Essas pessoas buscam apenas portas abertas para vencerem na vida”, disse o chanceler.

Os gestores das empresas se mostraram entusiasmados com o projeto e disseram que irão levar a proposta para suas empresas, a fim de ceder novos espaços de trabalho para os engraxates.

Sobre o Projeto

De iniciativa da Universidade Guarulhos, o Projeto Social Engraxate Cidadão resgatou um ofício histórico para dar oportunidade de trabalho e geração de renda para pessoas que, por diferentes motivos, vivem em situação de pobreza e vulnerabilidade social.

Ex-dependentes químicos, pessoas com 50 anos que não conseguem uma vaga no mercado de trabalho e jovens que nunca atuaram profissionalmente compõem o conjunto de profissionais que receberam o certificado do curso de preparação profissional e, desde o início de abril, passaram a atuar como engraxates em diversos pontos de Guarulhos e São Paulo.

Além de 70% da renda provinda da atuação, os profissionais têm direito a uma bolsa de estudos em curso de graduação na UnG e acesso exclusivo a diversos serviços da Instituição, como atendimentos das clínicas de saúde. Cada engraxate cumpre carga horária de 20 horas semanais.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar