Acesse:

sexta-feira, 20 de outubro de 2006

Congresso de Mastozoologia teve participação da UnG

A UnG esteve representada no I Congresso Sul-Americano de Mastozoologia, realizado de 5 a 8 de outubro na cidade de Gramado, Rio Grande do Sul.

Além da professora do curso de Biologia, Maria Ester Chaves, duas ex-alunas e um aluno da graduação e o técnico do Laboratório de Biociências da Universidade participaram do evento.

Leyva Melo, ex-aluna, levou ao Congresso a pesquisa que realizou pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UnG (Pibic), que mostra os resultados de um estudo sobre endoparasitas de morcegos do Núcleo Cabuçu, Parque Estadual da Cantareira. Sandra Nora, também formanda da UnG, expôs seu trabalho de Iniciação Científica, onde estão descritas as descobertas da pesquisa sobre a diversidade de espécies e a dieta dos morcegos do Parque Estadual da Cantareira.

O aluno Teodoro de Sales Jr. e o técnico do laboratório de Biociências, Rogério Barreira, seguiram os mesmos passos das biólogas. Ambos aproveitaram o evento para apresentar suas pesquisas. O primeiro, sobre animais sinantrópicos (que vivem próximos a habitações humanas) do entorno do Núcleo do Cabuçu; o segundo, um método diferenciado de captura de morcegos, que utiliza redes em sub-bosque.

De acordo com a professora Maria Ester, um dos maiores benefícios do Congresso foi a troca de experiências entre os pesquisadores, como a que aconteceu entre a bióloga Leyva e dois pesquisadores da Universidade de Nebraska-Lincoln, dos Estados Unidos.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar