Acesse:

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Direito participa da 1.ª Competição Nacional de Mediação do Poder Judiciário

Estudantes do 4.º e 6.º semestres do curso de Direito da UnG participaram da  1.ª Competição Nacional de Mediação do Poder Judiciário, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça, Ministério da Justiça, Escola Nacional de Mediação e Conciliação e pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal.

O evento ocorreu nos dias 12 e 13 de agosto, reunindo 25 instituições de 14 Estados. Todas foram representadas por equipes compostas por quatro pessoas, incluindo no mínimo dois estudantes e um professor. A competição consistia na simulação de sessões de mediação conduzidas pelos estudantes, sob a supervisão de três jurados.

O Estado de São Paulo contou com a participação de apenas três instituições de ensino, entre elas a UnG. Os alunos que representaram a Universidade foram: Ana Caroline de Campos Ramos e Renato Medina Moraes (6.º semestre); Renan Cardoso Nascimento e Giselle da Silva Claro (4.º semestre).

Presidente do TJ-DF, o desembargador Dácio Vieira disse que a competição é uma tentativa de estabelecer diálogo entre o Judiciário e a comunidade acadêmica. Para ele, essa interação pode romper a cultura da litigância que existe atualmente. A busca por soluções negociadas também foi fala do secretário da Reforma do Poder Judiciário, Flávio Caetano. Segundo ele, é necessário que as faculdades e universidades ensinem negociação, conciliação, mediação e transação.

Para a diretora adjunta do curso de Direito da UnG, profa. Luciana Guimarães, embora não tenha avançado às etapas finais (nenhuma de São Paulo avançou), a equipe da Universidade saiu fortalecida com a experiência. “Acredito que na próxima edição estaremos mais preparados”.

A equipe da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi a campeã da atividade. 

Compartilhe:

Voltar