Acesse:

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Estudante do Programa Engraxate Cidadão realiza sonho e conclui curso

Joyce Braga é a primeira participante da iniciativa a concluir a graduação. Veja depoimentos de outros estudantes que também concluíram os estudos

A emoção de Joyce Braga, 30 anos, primeira integrante do Programa Social Engraxate Cidadão a colar grau, era evidente. Ao colocar a beca e o capelo, durante cerimônia que aconteceu na noite de 31 de janeiro, na Unidade Guarulhos-Dutra da UnG, seus olhos encheram de lágrimas e, sorrindo, disse. “Foi um trajeto longo, com inúmeros empecilhos vencidos. Mas estou aqui, eu consegui”.

Em 2011, Joyce topou o desafio de participar das aulas práticas e teóricas sobre engraxataria e adotar o ofício como profissão. O objetivo era garantir uma bolsa de estudos integral na Universidade, responsável pela coordenação da iniciativa social. Ela optou pelo curso tecnológico em Logística e foi a primeira participante do Programa a concluir a graduação. “Se não fosse essa oportunidade, jamais conseguiria realizar o sonho de concluir o ensino superior”, contou.

Os colegas que iniciaram o trabalho de engraxate junto com Joyce escolheram outros cursos de graduação com duração de quatro anos e por isso ainda estão estudando. Marinês Maria Jesus (51), Debora Marques (21), Ivanice Abreu (45) e Márcia Silva (41), todas companheiras de trabalho de Joyce, marcaram presença na cerimônia e prestigiaram a amiga. “Hoje é ela quem realiza este sonho, amanhã seremos nós. Compartilhamos as dificuldades, os aprendizados. Não poderíamos deixar de estar presentes neste momento de alegria”, disse Marinês.

Joyce se recorda com carinho dos dois anos que passou no Engraxate Cidadão. Fez amigos, conheceu pessoas de diferentes localidades e profissões, algumas até desacreditaram de sua coragem, mas ela não desistiu. “Tenho um filho pequeno, ficava quase o dia inteiro longe de casa. Se não fosse a ajuda do meu marido e minha força de vontade, provavelmente teria desistido no meio do caminho”, falou.

O chanceler da UnG, prof. Antonio Veronezi, idealizador da iniciativa, parabenizou Joyce. “Eu comecei a engraxar sapatos aos nove anos de idade. Esta profissão é tão digna quanto qualquer outra existente no mercado. Com este trabalho muitos jovens terão a oportunidade de realizar o sonho de concluir o ensino superior, assim como a Joyce, e ter um futuro promissor”, disse.

Além da bolsa de estudos, os participantes do Projeto recebem 70% da renda obtida com o trabalho – os 30% restantes são reinvestidos no Programa – e acesso a serviços da Universidade. Atualmente, cerca de 20 pessoas atuam na iniciativa.

Despedida e novas metas

Concluintes de mais de 40 cursos também comemoraram ao lado de amigos e familiares o fim de uma etapa. Para Vânia Regina Oliveira (24) e Daniela Aparecida (32), ambas estudantes da mesma turma de Gestão da Qualidade, a sensação é um misto de alívio e saudade. “A correria de estudar e trabalhar não é fácil. Saber que teremos mais tempo livre para nossas famílias é muito bom, mas também sentiremos falta dos amigos, dos grupinhos e até mesmo das bagunças”, contou Vânia. Daniela, que já atua na área há três anos, irá engatar uma pós-graduação. “Acho que é o momento de continuar e obter crescimento profissional na área que procuro”, acredita.

Wellington Monteiro, 19, formado em Logística, também optou por seguir nos bancos acadêmicos. “Vou ingressar na pós-graduação ainda neste ano. Quero me especializar em Gerenciamento da Cadeia de Suplementos”, contou. Independentemente dos objetivos de cada um deles, concluir a graduação é um momento único e cheio de emoção.

Durante as colações a UnG fez a entrega do Prêmio Melhor Aluno, iniciativa que busca reconhecer o bom desempenho acadêmico dos estudantes ao longo do curso. Criado em 2008, o Prêmio concede, semestralmente, a um aluno por curso, uma bolsa de estudos integral de pós-graduação lato sensu. Para concorrer, o estudante não pode ter cursado disciplinas em regime de dependência ou recuperação; não deve ter recebido alguma das penalidades disciplinares previstas no Regimento Geral da Universidade; e, em caso de ingresso por transferência, é necessário que tenha cursado, no mínimo, 3/4 do total de disciplinas e atividades da estrutura curricular do curso de referência na UnG.

Conheça os contemplados desta edição do Prêmio Melhor Alunos

NOME CURSO 
ADRIANA DOS SANTOS ESPOLAÔR SALEH GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
ALINE ANDRADE SOARES MARQUES DA COSTA GESTÃO FINANCEIRA
AMANDA DE OLIVEIRA BARCELLOS MARKETING
ANA LUIZA PIMENTEL BITTENCOURT DIREITO
BRUNA GOMES DE FARIAS PEDAGOGIA
CAINÃ MAX COUTO DA SILVA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
CARLOS EDUARDO MERCURIO ODONTOLOGIA
CARLOS RINALDO LEONE LEAL ENGENHARIA MECÂNICA
CRISTIAN CEZARIO EDUCAÇÃO FÍSICA
DAVI DOS SANTOS GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
DENISE MARIANO MELLO ADMINISTRAÇÃO
ELISANGELA DE OLIVEIRA VANUCCHI FOTOGRAFIA
ELIZABETE APARECIDA FREIRE DA SILVA BIOMEDICINA
FABIANO PIGNATARI DE MORAES LOGÍSTICA
FERNANDA SOARES SANTOS GESTÃO DA QUALIDADE
GISLENE FRANÇA REIS GESTÃO COMERCIAL
JENNIFER BARBOSA ROCHA ENGENHARIA AMBIENTAL
JÉSSICA MARIA DOS REIS RIBEIRO ENFERMAGEM
JOSILENE SILVA DOS SANTOS DESENHO INDUSTRIAL
JULIO CESAR ALVES FERREIRA COMÉRCIO EXTERIOR
KLAUS PEREIRA MARINHO TRANSPORTE AÉREO
LEONARDO RAONI OLIVEIRA DA COSTA COMUNICAÇÃO SOCIAL
LILIAN DE SOUSA OLIVEIRA ENGENHARIA CIVIL
MAGLIANI PATRICIA MIEZERSKI PSICOLOGIA
MARCELO TAMBELLINI ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
MARCOS TADEU SANTANA JÚNIOR FARMÁCIA
NATALI FERNANDES SAVIO QUÍMICA
NATHÁLIA TOMEI FISIOTERAPIA
NICOLE YAMAMOTO RESENDE SILVA TURISMO
REGINALDO RODRIGUES FERREIRA CIÊNCIAS CONTÁBEIS
RENATA MEDEIROS FONOAUDIOLOGIA
RICARDO BAGGIO JÚNIOR MEDICINA VETERINÁRIA
ROSELENE DE OLIVIERA LOPES CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
ROSELI ROSANGELA NASCIMENTO DE CARVALHO NUTRIÇÃO
RUTH SANTOS OLIVEIRA RADIOLOGIA
SILVIA FIGUEIREDO DE OLIVEIRA GESTÃO AMBIENTAL
THAISE MARIANE TULLIO GUERRA GASTRONOMIA
VALDEMIR DOS SANTOS HISTÓRIA
YASMIN VERÔNICA FRANÇA NICIOKA ARQUITETURA E URBANISMO


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar