Acesse:

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Inscrições para programas de tratamento à obesidade estão abertas

GAO e GOI realizam atendimento gratuito a pacientes obesos em Guarulhos, Itaquá e Arujá. Saiba como se inscrever.

A mudança do “pensamento gordo para o pensamento magro” é o segredo para emagrecer. Sentimentos que levam à redução da autoestima estão entre os vilões do excesso de peso. Pesquisas mostram que mais de 90% das mulheres saudáveis encontram na comida uma fuga para aliviar emoções desagradáveis e, assim, acabam engordando. O segredo para eliminar quilos extras é reprogramar a mente.
 
O psicólogo e coordenador do Grupo de Atendimentos a Obesos (GAO) e Grupo de Obesidade Infantil (GOI) da Universidade Guarulhos (UnG), prof. José Cândido Cheque de Moraes, afirma que isso realmente ocorre. Ele explica que a dificuldade para emagrecer está relacionada diretamente aos pensamentos sabotadores. “Só hoje vou comer tudo que tenho vontade”, “preciso comer para me sentir feliz”, “amanhã começo a dieta”, “só mais um pouquinho”, são alguns exemplos de pensamentos que ocorrem para justificar a maioria das atividades que não gostamos de realizar.
 
Um dos erros geralmente adotados pela maioria das pessoas que deseja emagrecer é buscar formas rígidas para isso, visando resultados imediatos e/ou muito diferentes do que já estão habituados a fazer em seu dia a dia. “A pessoa que busca emagrecer de maneira agressiva acaba, muitas vezes, fracassando e desenvolvendo pensamentos sabotadores do tipo ‘não tem jeito, sempre serei assim’, ‘minha família é toda obesa, por isso sempre serei gorda’”, conta Cândido.
 
Para que o processo de emagrecimento seja satisfatório é preciso seguir alguns caminhos, entre eles o treino para monitorar os pensamentos que ocorrem antes e após a ingestão de qualquer tipo de alimento. “Quem consegue seguir os procedimentos ensinados e se adaptar às mudanças de pensamento e rotina diária obtém sucesso. Decorrente da participação e prática das atividades orientadas em nosso projeto há pessoas que emagreceram mais de 15 quilos”, afirma o psicólogo.

Nos encontros do GAO e GOI da UnG, os pacientes recebem atendimentos nas áreas de nutrição, psicologia e educação física. Com o respaldo de profissionais e estudantes, aprendem a escolher melhor os alimentos e porções, desenvolvem hábitos adequados de práticas em atividade física e descobrem os reais motivos que os levaram a engordar.

“Grande parte da sociedade adquiriu uma conduta inadequada em relação à saúde alimentar. Além disso, há quem utilize a comida como ferramenta de fuga. A mudança de comportamento alimentar será fundamental para essas pessoas vencerem o desafio de emagrecer”, complementa. Os grupos utilizam o método “Pense Magro”, que orienta para uma mudança de pensamento (o pensar magro) e comportamento.

As inscrições para os programas de emagrecimento adulto e infantil estão abertas. Os interessados em participar da triagem ou fazer o mesmo pelo filho devem ligar para (11) 2475-8300; ou enviar e-mail com nome completo, idade, telefone de contato, peso e altura para o endereço paddac@ung.br. O único pré-requisito é estar acima do peso. As atividades começam em março.
Compartilhe:

Voltar