Acesse:

terça-feira, 29 de abril de 2014

Golpe Militar é foco do Projeto Cinema vem à Universidade

Exibições acontecerão nos dias 10 e 24 de maio. Veja os filmes

O curso de Pedagogia da UnG divulgou a programação deste semestre do Projeto Cinema Vem à Universidade, iniciativa que visa incentivar o debate sobre a educação e a cultura nacionais e internacionais a partir de obras cinematográficas.

Nesta edição, as temáticas dos filmes irão girar em torno dos 50 anos do Golpe Militar de 1964 no Brasil.

A primeira sessão acontecerá no dia 10 de maio, às 10h, nos campi Guarulhos-Dutra e Itaquá. O filme exibido será “Pra Frente, Brasil”, produzido por Roberto Farias. A entrada é franca e aberta a todos os interessados.  

Dia 10 de maio
10h – Campi Dutra e Itaquaquecetuba

Filme: "Pra Frente, Brasil"

O filme "Pra Frente, Brasil", produzido em 1982 e dirigido por Roberto Farias, é ambientado nos anos de 1970, em pleno Regime Militar, época conhecida como “Anos de Chumbo”, em que o País era governado pelo general Emílio Garrastazu Médici. No ano de 1970, o Brasil vibrava com a Seleção Brasileira, tricampeã na Copa do Mundo do México. Enquanto a euforia com a vitória se espalhava, prisioneiros políticos eram torturados por agentes da repressão oficial.

Jofre Godoi, um pacato cidadão de classe média, é confundido com um ativista político, preso e torturado por agentes federais. No filme, os atentados contra a liberdade são denunciados mesclando fatos e nomes verdadeiros, numa obra que se propõe de ficção. As cenas que apresentam os locais onde aconteciam as torturas revelam parte dos aparatos que faziam com que depoimentos fossem conseguidos à custa de sangue, dor e grandes humilhações. O filme denuncia ainda o intercambio de técnicas de tortura entre Brasil e EUA.

"Pra Frente, Brasil" foi censurado pelo regime e só foi liberado em 1983, com cenas sem corte.

Ficha Técnica
Gênero: Drama
Roteiro: Roberto Farias
Elenco: Antônio Fagundes, Carlos Zara, Cláudio Marzo, Elizabeth Savalla, Expedito Barreira, Ilma Álvarez, Natália do Valle, Neuza Amaral, Reginaldo Faria, Rogério Blum.
Produção: Roberto Farias
Fotografia: Dib Lufti
Trilha Sonora: Egberto Gismonti
Duração: 105 min.

24/05
10h – Campi Dutra e Itaquaquecetuba

Filme: "Batismo de Sangue"

O filme "Batismo de Sangue", produzido em 2006 e lançado em 2007, sob a direção do cineasta Helvécio Ratton, é baseado no livro homônimo de Frei Betto, lançado originalmente no ano de 1983.

No final da década de 1960, o convento de frades dominicanos em São Paulo torna-se uma das mais fortes resistências à ditadura militar no Brasil. Os frades Tito, Betto, Oswaldo, Fernando e Ivo apoiaram o grupo guerrilheiro Ação Libertadora Nacional (ALN), comandada na época por Carlos Marighella. Presos e torturados no Rio de Janeiro, os frades dominicanos entregaram informações sobre Marighella, que foi executado por policiais do DOPS paulista, sob o comando do delegado Sérgio Paranhos Fleury.

Os frades foram julgados e sentenciados a quatro anos de reclusão em regime fechado, exceto frei Tito, que foi libertado em troca do embaixador suíço Ehrenfried Von Holleben, em junho de 1970, e se exilou na França. Frei Tito não conseguiu superar as sequelas psicológicas sofridas após ser preso e torturado e acabou se suicidando.  

Ficha Técnica
Gênero: Drama
Direção: Helvécio Ratton
Roteiro: Dani Patarra, Helvecio Ratton
Elenco: Ângelo Antônio, Caio Blat, Cássio Gabus Mendes. Daniel de Oliveira, Leo Quintão, Marcélia Cartaxo, Marku Ribas, Odilon Esteves
Produção: Helvécio Ratton
Fotografia: Lauro Escorel
Trilha Sonora: Marco Antônio Guimarães
Duração: 110 min. 

Compartilhe:

Voltar