Acesse:

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Turismo realiza Salão do Folclore

Atividade promoveu interação entre convidados e fez resgate da cultura de diversos estados do País. Confira as imagens

No dia 19 de maio, os alunos do 1.º semestre do curso de Turismo da UnG organizaram o Salão do Folclore, evento que apresentou traços culturais de diversos estados do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia e Pará.
 
Rico e brasileiro, o folclore carrega a personalidade de várias cidades do País através de manifestações culturais, como as festas populares e as cantigas de roda. Com o objetivo de aproximar estas manifestações da comunidade, o Salão do Turismo trouxe um pouco das características de algumas regiões, por meio da culinária, artesanato, música e dança.
 
"O Salão do Folclore é muito importante para o desenvolvimento do aluno. O turismo cultural, foco das minhas aulas, compreende as atividades relacionadas aos eventos culturais, como ofertas turísticas, valoriza os bens materiais, como edifícios históricos, igrejas e museus, além dos bens imateriais, representados pela música, gastronomia, danças, artesanato, celebrações e festas tradicionais", afirma a profa. Dolores Freixa, docente do curso. 
 
Professores, alunos e convidados degustaram diversas comidas típicas e contaram com uma apresentação de capoeira do grupo que estudou o estado da Bahia.
 
Segundo a docente, os alunos se envolveram com o projeto desde o início, foram os responsáveis em definir o estado para ser trabalhado e pesquisaram sobre os principais costumes de cada região, como comida típica, decoração e lendas, para levar ao público um retrato fiel do local.
 
"Os alunos se sentem realizados porque colocam em prática os conhecimentos teóricos sobre as ricas manifestações culturais brasileiras", diz Dolores.

Folclore

O termo folclore vem do inglês folk, que significa gente ou povo, e lore, que significa conhecimento, e pode ser definido como o conjunto de tradições populares transmitidas de geração em geração. Tais tradições nasceram e se desenvolveram com o povo, e acontecem em todos os lugares do País por meio da dança, culinária, artesanato, religiosidade, canções, jogos, mitos, contos, idiomas, provérbios, entre outros.
 
Para a UNESCO, "folclore" é o sinônimo de cultura popular que representa a identidade social de uma comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais, além de ser uma parte essencial da cultura de cada nação.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar