Acesse:

Cinema vem à Universidade estreia com “A Educação Proibida”

Atividade é gratuita e aberta a todos os interessados. Veja a programação

A partir do próximo sábado (11), o curso de Pedagogia da UnG dará início ao Projeto Cinema vem à Universidade, iniciativa que incentiva o debate sobre a educação e a cultura a partir de obras cinematográficas. Os encontros também acontecerão no dia 25 de abril e 23 de maio.
 
Para esta edição, serão apresentados os filmes “A Educação Proibida”, com direção de German Doin e Verônica Guzzo; “A Fita Branca”, de Michael Haneke; e “Crianças Invisíveis”, dirigido por sete diretores, em que cada um representa uma região do planeta e mostram como as crianças de seus países lidam com as transformações da vida.
 
Os encontros acontecem nos campi Guarulhos-Dutra, Shopping Bonsucesso e Itaquá, a partir das 10h. A entrada é franca e o encontro é destinado a todos os interessados.  

Programação

11/04, às 10h - Unidade Guarulhos-Dutra, Campus Itaquá e Campus Shopping Bonsucesso 

Filme: A Educação Proibida
Gênero: Documentário
Direção: German Doin e Verônica Guzzo
Duração: 120 min.
País: Argentina
 
Sinopse
 
O documentário questiona a escolarização moderna e propõe um novo modelo educativo. É o resultado de mais de 90 entrevistas realizadas em 8 países através de 45 experiências educativas não convencionais. O projeto, completamente independente, é de uma magnitude sem precedentes, o que explica a necessidade latente para o crescimento e o surgimento de novas formas de educação. 

25/04, às 10h - Unidade Guarulhos-Dutra, Campus Itaquá e Campus Shopping Bonsucesso 

Filme: A Fita Branca

Gênero: Drama
Direção: Michael Haneke
Elenco: Burghart Klaubner, Christian Friedel e outros.
Duração: 144 min.
País: França, Itália, Áustria, Alemanha
 
Sinopse
 
O filme se desenvolve num vilarejo protestante no norte da Alemanha, em 1913, às vésperas da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). A história tem como personagens centrais crianças e adolescentes de um coral dirigido pelo professor do vilarejo, bem como suas famílias. Estranhos acidentes começam a ocorrer e tomam, aos poucos, um caráter de ritual punitivo, escondendo questões por trás desses acontecimentos. 

23/05, às 10h - Unidade Guarulhos-Dutra, Campus Itaquá e Campus Shopping Bonsucesso 

Filme: Crianças Invisíveis
Gênero: Drama
Direção: Emir Kusturica, John Woo, Jordan Scott e outros
Elenco: Adama Bilo, Andre Royo, Coati Mundi e outros
Duração: 124 min.
País: França
 
Sinopse
 
A obra reúne sete curtas produzidos em diferentes localidades: África, Sérvia-Montenegro, EUA, Brasil, Inglaterra, Itália e Japão. A ideia surgiu em 2002, quando a produtora italiana Chiara Tilesi decidiu montar um projeto que pudesse servir de instrumento para conscientizar as pessoas sobre o caótico cotidiano das crianças ao redor do mundo. Os roteiros foram encomendados a sete renomados diretores que tiveram liberdade para criar suas histórias, em que cada uma retrata uma realidade local, mas tem em comum a infância, os sonhos, as fantasias e os desejos das crianças, o que acaba tornando todas as narrativas universais.
Compartilhe:

Voltar