Acesse:

quinta-feira, 31 de maio de 2007

Diretora do curso de Matemática tem participação no livro de Ubiratan D´Ambrosio

Profa. Cristiane Coppe de Oliveira é uma das autoras do capítulo “Ubiratan D´Ambrosio: orientador, professor e educador”
A diretora do curso de Matemática da UnG, profa. Cristiane Coppe de Oliveira, é uma das autoras do livro “Ubiratan D´Ambrosio: conversas, memórias, vida acadêmica, orientandos, educação matemática, etnomatemática, história da matemática e inventário sumário do arquivo pessoal” (editora Anna Blume; 214 páginas).

Lançado no dia 14 de maio, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a obra foi escrita com a participação de diversos autores especialistas na área da ciência dos números. Coppe, que é orientanda de doutorado de D’Ambrosio, escreveu o artigo “A partitura de um orientador no tema de uma sonata”, que compôs o capítulo “Ubiratan D´Ambrosio: orientador, professor e educador”.

O livro – A história da educação matemática no Brasil na segunda metade do século XX. Assim pode ser sintetizada esta obra que aborda a atuação profissional do professor Ubiratan D´Ambrosio, prêmio Felix Klein da Comissão Internacional do Ensino da Matemática em 2005. A coletânea escrita por diversos autores apresenta D`Ambrosio sob diferentes olhares: o matemático, o etnomatemático, o historiador da matemática, o educador matemático, o professor e o orientador de pesquisas. A obra foi produzida em parceria da editora Anna Blume com o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e o Ghemat (Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil).


Sumário sintetizado

Ubiratan D´Ambrosio: algumas facetas de um matemático e educador
Wagner Valente

Ubiratan D´Ambrosio: conversas, entrevistas, história da vida
Aparecida R. S. Duarte e Rosimeire A. S. Borges

A formação matemática de um matemático e educador matemático
Maria Cristina de A. Oliveira

Ubiratan D´Ambrosio: orientador, professor educador
Marcelo Borba, Adriana C. de Mattos, Cristiane C. de Oliveira, Gustavo A. de Miranda e Elenicede S. L. Zuin

Ubiratan D´Ambrosio e o movimento científico e institucional da história da matemática no Brasil
Sergio Roberto Nobre

Ubiratan D´Ambrosio e a etnomatemática
Maria do Carmo Domite

APUA – Arquivo pessoal Ubiratan D´Ambrosio
Maria Célia Leme da Silva e Gustavo A. de Miranda
Compartilhe:

Voltar