Acesse:

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Diretora do curso de Matemática tem tese de doutorado aprovada

Cristiane Coppe de Oliveira apresentou o trabalho na Faculdade de Educação da USP. Além do matemático D’Ambrosio, compôs a banca avaliadora o prof. dr. Antônio Busnardo, da UnG
Portal UnG (13/02/2008) – A Universidade Guarulhos (UnG) tem mais um professor com título de doutor. No último dia 8, a diretora do curso de Matemática, profa. Cristiane Coppe de Oliveira, defendeu sua tese de doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).

Intitulada “A sombra do Arco-Íris: um estudo histórico-mitocrítico do discurso pedagógico de Malba Tahan”, o trabalho, cuja orientação é do conceituado matemático prof. dr. Ubiratan D”Ambrosio, é considerado de fundamental importância para o ensino da ciência dos números, uma vez que permite a humanização no processo e amplia a visão do professor de matemática para outras dimensões que transcendem, transgridem e transpõem a própria área de pesquisa. “A imagem de Malba Tahan – pseudônimo do matemático Júlio César de Mello e Souza – pertence à infância e ao ensinamento lúdico da matemática, e invade o imaginário dos jovens com uma linguagem poética e a delícia dos contos à moda árabe”, expõe o diretor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UnG, prof. dr. Antonio Busnardo Filho, que participou da banca avaliadora da tese.

Segundo ele, após a leitura do trabalho produzido pela profa. Cristiane – agora doutora – , a matemática surge como disciplina que não oferece “perigo”. “Ao contrário: transformou-se em um conhecimento mágico.”
Compartilhe:

Voltar