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quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Representante do CRA-SP realiza palestra na UnG-Itaquá

Apresentação fez parte da programação da Semana Acadêmica de Administração, evento que também acontece até sexta-feira na Unidade Dutra

Portal UnG (13/09/2007) – Desde segunda-feira em atividade, a 3.ª Semana de Administração da UnG-Itaquá –  a 1.ª da nova Unidade – recebeu na última terça-feira (11) a administradora Valéria Guerra, ex-conselheira do Conselho Regional de Administração (CRA) de São Paulo. Com a presença de 90% dos alunos do curso, a profissional expôs a situação do mercado para o administrador e deu dicas de como percorrer a trilha que separa as carteiras da universidade até a conquista do sucesso profissional. Segundo ela, os dois primeiros desafios é ter persistência e muita força de vontade. “Não é nada fácil trabalhar durante todo o dia e depois se dedicar aos estudos. Mesmo assim, é preciso traçar um objetivo e lutar para alcançá-lo”, enfatizou Valéria.

Em entrevista ao Portal UnG, a ex-conselheira do CRA disse que, apesar de essencial, ter o diploma na mão não é tudo para alcançar o sucesso profissional. “É preciso ingressar o quanto antes no mercado e acumular experiências, além de se reciclar constantemente, ter cursos de idiomas, ler, viajar e montar um networking”, disse. “Fazer uma agenda de contatos é um passo essencial nesse percurso. Afinal, polir relações interpessoais é uma das grandes chaves para a abertura de portas para o administrador, uma vez que se ele não souber negociar e não tiver relacionamentos, dificilmente alcançará êxito”, complementou.

Uma boa maneira para fazer contatos, de acordo com ela, é a participação no Conselho. “Aliás, o administrador precisa ter a consciência de que é importantíssimo fazer parte do CRA, que oferece respaldo para uma série de ações”, afirmou Valéria.

Outra dica exposta pela profissional para ter reconhecimento é se posicionar empresarialmente. “Eu não devo me apresentar como Valéria, do CRA, mas sim como Valéria Guerra, profissional de Administração. Assim, você cria uma marca e, posteriormente, uma reputação.” 

Na mesma data em que a ex-conselheira se apresentou, também passou pela UnG-Itaquá a consultora de Recursos Humanos, Caroline de Salles Barbosa. Ela mostrou que o RH das empresas deixou de ser apenas uma área de staff e se tornou um departamento estratégico, afinado com os objetivos das corporações.  

Segundo o superintendente da Unidade Itaquá da UnG e diretor do curso de Administração do campus, Cristiano Marchi Gimenes, a organização da semana acadêmica procurou, mais uma vez, desenvolver atividades que contemplassem todas as áreas de atuação do administrador. “Durante toda essa semana passarão pela UnG-Itaquá profissionais ligados aos setores de finanças, marketing, RH, contabilidade, tributário, etc. Isso ajuda a ilustrar esses vários mercados”, enfatizou, lembrando do apoio dos professores e alunos na realização do evento. 

Com base em pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, Gimenes disse que o administrador de empresas é o segundo profissional mais bem remunerado do País, perdendo apenas para os médicos.

Na noite desta quarta-feira, foi a vez do consultor Jairo de Paulo falar aos estudantes. Ele mostrou como o profissional pode se transformar numa marca. Hoje, o administrador Felix Garcia, da Comissão de Valores Mobiliários, falará sobre aplicações financeiras para pequenas empresas. Na sexta-feira, para encerrar o evento, será apresentada uma palestra sobre capacitação de recursos para PMEs.

Unidade Guarulhos-Dutra –Também em atividade pela Semana Acadêmica do curso, cercade500alunosacompanharam na noite desta quarta-feira a apresentação do prof. Renato Hirata, que expôs as melhores ferramentas que o administrador pode utilizar no momento das negociações.

Na noite de hoje, uma série de atividades será desenvolvida simultaneamente, como oficinas, debates e palestras. O evento encerra amanhã com o depoimento de participantes do Projeto Rondon 2007 e com a apresentação da Banda Código 5.



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