Acesse:

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Cultura divulga selecionados para compor 7º Salão de Artes Visuais

Professor da UnG concorre em duas categorias na sétima edição do Salão de Artes Visuais de Guarulhos
A Secretaria de Cultura divulga a lista de artistas selecionados para expor seus trabalhos no 7º Salão de Artes Visuais de Guarulhos, nas categorias Pintura, Desenho, Escultura, Fotografia, Gravura e Objetos.

Entre os artistas selecionados está o professor do curso de Educação Artística da UnG, Alexandre Gomes Vilas Boas, que concorre em duas categorias: Pintura e Objeto. Na primeira, o artista concorre com a obra individual “Série Homem Verde”; e na categoria Objeto, com a obra coletiva “Itinerários”, que contou com a colaboração de integrantes do grupo Coletivo 308, além dos alunos Renato Collacique (Arquitetura e Urbanismo), Sara Gonçalves de Almeida e Roberto Paulo Rodrigues (Educação Artística).

O “Coletivo 308” é formado por Marcelo Garcia da Rocha, Cesar Riello Santos, Rafael Carraschi, Antônio Carlos Chagas, Cíntia Nagatomo, Denys Cunha da Silva e Sergio Augusto de Oliveira. O grupo tem como objetivo estimular distintas formas de pensar a arte, através da produção coletiva e da intervenção nos espaços. Três obras do projeto “Itinerário” produzidas pelo grupo estarão expostas no 7º Salão de Artes Visuais de Guarulhos: Itinerários I, II e III – que retratam a cidade, o cotidiano de seus habitantes e sua relação com os espaços urbanos. Além dessas obras, também foram selecionadas para a exposição duas pinturas de Alexandre G. Vilas Boas: Série homem verde I e Série homem verde II.

A sétima edição do evento contou com a participação de 136 artistas de várias regiões do país e 444 obras inscritas. Deste total, foram classificados 59 artistas e 129 obras. Os trabalhos passaram por duas fases eliminatórias. A primeira feita por meio de fotos, e a segunda, por uma comissão julgadora formada por Celso Gitahy, Gilberto Vançan e Juan José Balzi. A lista dos classificados está disponível na página da Prefeitura na internet (www.guarulhos.sp.gov.br), no link 7º salão de artes.

O início do 7º Salão de Artes Visuais de Guarulhos será no dia 6 de outubro, às 21h, com exposição das obras selecionadas e participação do músico Jô Gomes, com encerramento no dia 10 de novembro, às 20h, ocasião em que será feita a premiação dos trabalhos escolhidos pelo júri técnico e popular.

Um júri oficial, composto por membros indicados pela Comissão Organizadora do evento, selecionará as três melhores obras expostas no salão e o público também poderá votar nos trabalhos dos artistas de sua preferência, por meio de uma urna depositada no local de exposição ou pelo site da Prefeitura, sendo que os três artistas mais votados pelo júri popular também serão premiados. Aos selecionados serão concedidas exposições individuais em 2008.

Os trabalhos escolhidos poderão ser conferidos pelo público, de 6 de outubro a 10 de novembro, no salão de exposições do Centro Municipal de Educação Adamastor (avenida Monteiro Lobato, 734 – Macedo). De quarta a domingo (exceto feriados), das 9h às 18h. Mais informações pelo telefone 6451-5184.

Palestras
Além de visitar a exposição, o público poderá assistir a palestras gratuitas. No dia 6, antes da abertura oficial do salão, o jurado Gilberto Vançan ministrará uma palestra sobre Técnicas e Conteúdos na Arte Contemporânea. No dia 20, será a vez de Juan José Balzi falar sobre A Educação Artística e, para encerrar o ciclo de palestras, no dia 27, Celso Gitahy abordará o tema O Grafite na Cidade de São Paulo. As atividades serão realizados sempre às 19h, no auditório 3 do Centro Municipal de Educação Adamastor.

· Conheça o trabalho do grupo Coletivo 308
Compartilhe:

Voltar