Acesse:

quarta-feira, 24 de maio de 2006

Ensino on-line facilitará aprendizado

Metodologia irá ajudar na transmissão de conteúdo; programa faz parte da política de aperfeiçoamento do ensino na UnG.
A incorporação de ferramentas tecnológicas que vêm colaborar para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem representa uma das mais importantes vanguardas da evolução educacional e uma tendência mundial.
Nesse contexto, a UnG, que sempre buscou maneiras de se adaptar às mutações culturais do mundo, iniciou desde o último mês a implantação do ensino on-line dentro de sua didática de ensino. Cerca de 30 professores da Instituição passam por amplo treinamento, o qual os capacitará quanto ao funcionamento das atividades na já instalada plataforma Moodle da Universidade.
Ao contrário do que se imagina, esse instrumento de ensino não visa substituir o aprendizado convencional, mas sim agregar valores. A utilização do ensino on-line permite ampliar o leque de oportunidades oferecidas individualmente a cada estudante. Para aprender um conjunto de conceitos, o estudante pode, por exemplo, escolher entre ler alguns textos ou assistir a um vídeo e depois participar de um fórum de discussão pela internet com colegas e com o próprio professor. Tem a possibilidade, ainda, de acessar com antecedência materiais e conteúdos que serão aplicados nas aulas presenciais, bem como manter contato quase que permanente com o docente.
Utilizando o ambiente WEB, o conjunto de professores responsável por uma mesma disciplina pode desenvolver um material único para o curso, contendo
experiências de aprendizagem diversificadas. Esse compartilhamento ajuda a eliminar a duplicação de atividades entre docentes e permite a produção de um material mais rico e diversificado.
As vantagens de utilização de um sistema on-line no processo de aprendizagem não se justificam somente por uma economia de tempo, mas principalmente pelos instrumentos oferecidos para o contínuo monitoramento da qualidade e pelas informações, em tempo real, que orientam a metodologia educacional e aumentam significativamente a satisfação da comunidade acadêmica.
Segundo Sérgio Szpigel, responsável por capacitar os professores da UnG no ensino on-line, a primeira fase de treinamento será realizada até 06 de junho, e a partir de agosto esses mesmos professores serão capacitados pedagogicamente para o planejamento e desenvolvimento de cursos on-line. Os demais professores da Instituição poderão participar do amplo programa de capacitação montado pela UnG, que deverá entrar em funcionamento também em agosto.
Em breve, novas informações e um link de acesso para conhecer mais sobre o programa será disponibilizado.
Compartilhe:

Voltar