Acesse:

quinta-feira, 24 de março de 2016

UNG promove campanha em prol do combate ao Aedes Aegypti

Saiba como evitar a dengue, a zika e a chikungunya

Vivemos um momento crucial no combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus. Pensando nisso, a Universidade Guarulhos promoveu campanha com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de eliminar o mosquito. 

Como não existem vacinas ou medicamentos que impeçam a contaminação, a melhor forma de prevenir essas doenças é a eliminação do mosquito transmissor. O cuidado para evitar a sua proliferação deve ser feito por todos. Veja algumas dicas:

Prevenção:

Mantenha a caixa d’água sempre fechada com a tampa adequada. E lave-a semanalmente com escovas e sabão;

Os vasilhames de água dos animais de estimação devem ser lavados semanalmente;

O lixo deve ser sempre colocado em sacos plásticos e bem embalados. A lixeira deve ter tampa e ficar sempre fechada;

Os vasos de plantas precisam ser bem cuidados para que a água não fique parada. A dica é colocá-los em pratinhos e encher de areia até a borda;

Pneus velhos e garrafas vazias devem ficar em locais protegidos da chuva. As garrafas devem ser guardadas de cabeça para baixo;

Nunca deixe a água da chuva acumulada. Remova qualquer obstáculo, como folhas e galhos de árvore, que possam impedir que a água passe.

Recomendações:

Uso de repelentes;

Uso de redes e mosquiteiros;

Uso da pulverização de inseticidas e de larvicidas em grandes recipientes de água. 

Sintomas:

Todas as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti têm as mesmas características sintomáticas: febre alta, dor no fundo dos olhos, vermelhidão na pele, coceira e distúrbios gástricos. A automedicação pode ser perigosa, procure um médico para maiores informações.

 



Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar