Acesse:

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Jacob Pinheiro Goldberg debate violência urbana e lança livro sobre cinema

Evento será realizado no dia 14 de maio, às 19h, na Livraria Cultural, em São Paulo. A participação é gratuita e aberta a todos os estudantes da UnG. Saiba aqui como se inscrever
Portal UnG (02/05/2008) – Imagine um divã com Sergei Eisenstein, Steven Spielberg e David Lynch, cujo o assunto principal seja o cinema, mais precisamente uma discussão sobre a interpretação social da mídia da imagem, uma espécie de cinema em uma câmera interiorizada. Essa é a proposta da mais nova obra do doutor em psicologia e psicoterapeuta Jacob Pinheiro Goldberg: Psicologia em Curta-metragem (São Paulo: Novo Conceito, 2008, 200 p.), que será lançada no dia 14 de maio, às 19h, na Livraria Cultural do Conjunto Nacional, com convite especial para os estudantes da Universidade Guarulhos (UnG) – os interessados podem confirmar presença através do telefone (11) 6464-1764 ou 6464-1775. As vagas são limitadas.

Partindo da ótica de cinéfilo radical, Goldberg traz no livro uma composição original, que reúne testemunhos pessoais como expectador e uma análise comportamental de diversos filmes, diretores e atores. “Matrix”, “Os Pássaros”, “Disque M para Matar”, “Dois Filhos de Francisco”, “Cidade de Deus”, “O Segredo de Brokeback Mountain”, “Meu Nome Não é Johnny” e “Tropa de Elite” são alguns deles.

A linha-mestra da obra, segundo o famigerado autor, é de que na aldeia global, pela TV, pela internet e pelo cinema, estamos todos plugados, antenados, em atuação. Como ele mesmo diz: “Ninguém escapa do script. Todo mundo constrói seu filme, mesmo as pessoas sem nenhum tipo de contato com o cinema acabam criando e incorporando um personagem em seu dia-a-dia e produzindo um roteiro, até sem querer. Afinal, a vida é presente divino, que não cabe em muito pouco”.

A psicóloga Sandra Magalhães, responsável pelo prefácio de Psicologia em Curta-metragem, diz que a obra é outro turn over na difícil e impressionante obra de Goldberg, visto como o psicólogo da poética. “Em sua amplitude, Jacob Pinheiro Goldberg vem construindo uma teoria brasileira da psicologia, na melhor tradição da originalidade que captura no humano, a liberdade”. E complementa: “Aproprio-me das palavras de Gilberto Felisberto Vasconcellos que, em crítica publicada na Folha de S. Paulo sobre o livro Cultura da Agressividade, a edição da tese de doutoramento em psicologia de Goldberg, que o enquadra à maneira dos novos filósofos franceses, que são os representantes do pós-modernismo”.

Um dos destaques do livro é o debate que se suscita em torno do filme “Tropa de Elite”. O psicólogo afirma que o diretor fez no cinema o que Nelson Rodrigues fez na literatura. “Ele escreveu um contexto sobre o Brasil que ninguém escreve, ninguém filma, porque somos filhos de uma cultura que escamoteia para se evadir . Uma sociedade que não se enxerga, com medo da visão horrorosa que a ameaça. Brutalidade, violência, hipocrisia, tudo é tratado pelo viés do tabu, da falsa cordialidade. O indivíduo diz não com um sorriso de sim”, escreve na obra.

Jacob Goldberg é dono de um currículo magistral. Além de doutor em psicologia e psicoterapeuta, é advogado, assistente-social e escritor de reconhecimento internacional. Mineiro de Juiz de Fora, é também especialista em psicologia da imagem e já fez análises de personalidades como Ayrton Senna, Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros, Luís Inácio Lula da Silva, Adriane Galisteu, Ellis Regina, entre outras.

Debate – Conjuntamente com o lançamento de Psicologia em Curta-metragem, Goldberg promoverá um debate sobre a violência no País e a forma como ela é apresentada pela mídia. Serão abordadas questões polêmicas como a proposta de redução da idade penal e o endurecimento das penas.
Aos participantes, haverá entrega de certificado, que será considerado como atividade complementar.

Já está confirmado para o evento o casal Maria Paula (apresentadora do Casseta & Planeta) e João Suplicy (cantor).

Serviço
Lançamento do livro Psicologia em Curta-metragem e debate sobre violência
Data e horário: dia 14 de maio, às 19h
Local: Livraria Cultural do Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2.073 – próximo à estação Consolação do metrô.
Entrada franca

Colaboração: Jorge Sanglard
Compartilhe:

Voltar