Acesse:

terça-feira, 13 de maio de 2008

Muricy Ramalho dá aula inaugural no XVII Curso Internacional para Treinadores de Futebol

Evento contou com importantes nomes que marcaram o cenário do futebol brasileiro e mais de 120 alunos inscritos
Foi realizada, nesta segunda-feira, 12 de maio, às 18h, a abertura oficial do XVII Curso Internacional para Treinadores de Futebol, promovido pelo Sitrepfesp (Sindicato dos Treinadores Profissionais de Futebol do Estado de São Paulo).

O evento contou com a presença de personalidades do futebol brasileiro, tais como o técnico do São Paulo, Muricy Ramalho, os ex-jogadores Dino Sani, Wladimir e Badeco; o ex-treinador José Nogueira, o presidente do Sitrepfesp e ex-técnico, Mario Travaglini, os preparadores físicos José Roberto Portela, Paulo César Santos e Hélio Maffia – juntamente com seu filho dr. João Guilherme Maffia e o treinador Marcos Falopa. Também marcaram presença o coronel Edson Rezende, o gerente de marketing da UnG, Sandoval Nassa; o presidente do Ipê Clube, Carlos Alberto Correa; o deputado Aldo Rebelo e o jornalista Lucas Neto, que conduziu a cerimônia.

Durante 50 minutos, Muricy Ramalho compartilhou um pouco de sua experiência com os alunos e disse que participar desses eventos é fundamental para quem deseja ser um profissional qualificado. “Eu sou um exemplo claro de persistência. Ao contrário do que muitos pensam, não é nada fácil alcançar o sucesso. É necessário ter muita dedicação e pés no chão”, afirmou o treinador. Entre os presentes, estavam na platéia os acadêmicos do curso de Treinador de Futebol da UnG, criado no início deste ano, em parceria com o Sitrepfesp.

Após agradecer a presença dos alunos e saudar os componentes da mesa, o gerente de marketing da UnG, Sandoval Nassa, explicou que um país se forma pela sua cultura e que o intuito da Universidade é levar, ao âmbito acadêmico, uma paixão tão fomentada pelos brasileiros. “É a primeira vez que um curso de treinador de futebol recebe a atenção da academia brasileira. Essa paixão não poderia ficar fora dos bancos escolares”, discorreu Nassa.

O aluno Joffran Guilherme da Silva, do curso da UnG, diz que o futebol é sua paixão mas que, profissionalmente, é preciso separar a razão da emoção. “Eu já trabalho com futebol amador há algum tempo no Sul do País (Joinville) e vim para cá me aprimorar e adquirir conhecimento”, explica o acadêmico, que aprovou a palestra do técnico são-paulino. “O Muricy é um excelente profissional. Ele é claro e objetivo, não fica em cima do muro”, completou Joffran.

Para Ivan Manoel de Oliveira, mais conhecido como Badeco, todo projeto de renovação tem algo positivo a acrescentar. “Esse curso é de muita valia tanto para quem deseja se lançar na carreira de treinador, quanto para quem já atua na área, como maneira de se reciclar”, disse o ídolo da Portuguesa, graduado em Direito pela UnG.

Após a explanação de Muricy Ramalho, os presentes participaram de um coquetel de confraternização, e o técnico são-paulino ainda se colocou à disposição para esclarecer dúvidas e trocar idéias com os inscritos e demais convidados.

O XVII Curso Internacional para Treinadores de Futebol será realizado até o dia 16 e contará com palestras de diversos profissionais ligados ao futebol. Joaquim Grava, Mano Menezes, Toninho Cecílio, Paulo Calçade e Sandro Orlandelli são alguns deles.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar