Acesse:

quinta-feira, 15 de maio de 2008

XVII Semana de Enfermagem da UnG comemora os 25 anos do curso

O “Estresse na vida do profissional de Saúde" foi um dos temas abordados no evento
Terminou nesta terça-feira, 13 de maio, a XVII Semana de Enfermagem da Universidade Guarulhos (UnG). O evento, que comemorou os 25 anos de existência do curso na Instituição, contou com mesas-redondas e palestras referentes aos mais diversos e relevantes aspectos da profissão.

Um dos temas abordados foi o “Estresse na vida do profissional de Saúde”, cuja palestra foi proferida pela professora, livre-docente, Janete Vieira de Moura Freitas. A profissional fez algumas indagações à platéia antes de começar a discorrer sobre o assunto. O que leva um indivíduo a se tornar estressado? O estresse é necessário na vida da gente?

Após alguns minutos de reflexão dos alunos, Janete explicou que, por incrível que pareça, uma pequena dose de estresse faz bem à saúde. “Quando o estresse nos acomete sutilmente, o percebemos como uma mola propulsora, que nos estimula a cumprir de maneira mais empolgante as nossas obrigações”, diz a professora. “Mas como tudo em excesso não é bom, o estresse além dos limites, pode acarretar problemas que se agravam com o passar do tempo”, completa.

De acordo com a palestrante, atualmente os principais causadores do estresse são a preocupação e a tensão exageradas. “A correria do dia-a-dia, muitas vezes, não permite que tomemos os devidos cuidados com a saúde, mas é fundamental tirar um tempo para o lazer. O lazer não é perda de tempo, é ganho de qualidade de vida”, aponta Janete. “Se pequenas atitudes fossem tomadas ao longo da vida, sem dúvida, diversos fatores negativos não interfeririam no nosso bem-estar”, acrescenta.

Janete ainda afirmou que o enfermeiro é um profissional tenso por natureza, uma vez que lida com o ser humano em sua pior fase, a doença. “Eu sempre digo em minhas palestras que o enfermeiro não opta pela profissão, ele é o escolhido, pois, muitas vezes, não é fácil esquecer os problemas pessoais para cuidar de outras pessoas”.

A XVII edição da Semana de Enfermagem da UnG teve a organização dos acadêmicos do 8.º semestre e apoio dos docentes. Contou, ainda, com a participação de ex-alunos da Instituição. “Temos mesmo que comemorar esses 25 anos. Graças ao empenho de professores, diretores e alunos, é que o curso se consolida a cada dia no mercado e contribui para a melhoria da qualidade dos profissionais”, diz a diretora do curso, professora dra. Maria de Belém Gomes Cavalcante, que também ressaltou as conquistas durante esses anos de curso, sendo uma das mais recentes o Prêmio Melhores Universidades Guia do Estudante e Banco Real 2007, que considerou a graduação em Enfermagem da UnG uma das melhores do Brasil.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar