Acesse:

quarta-feira, 22 de novembro de 2006

Curso de Enfermagem da UnG participará de simulação de acidente aéreo do Corpo de Bombeiros

Iniciativa será realizada no próximo domingo (26) no bairro da Barra Funda. Universitários da UnG farão o papel de vítimas e darão apoio à ação

São 9h50 do dia 26 de novembro de 2006. Uma aeronave transportando 5 tripulantes e 20 passageiros parte do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, rumo à Brasília. Nos primeiros instantes do vôo, a aeronave sofre uma pane que interfere nos comandos de manobra. O piloto tenta conduzir a aeronave para a pista de pouso mais próxima, ou seja, a de Congonhas. Porém, percebe que não conseguirá alcançar a pista e, em meio a dificuldades, tenta fazer um pouso forçado na Avenida Marquês de São Vicente, mas frente aos problemas causados pela pane, a aeronave atinge as ruas de uma vila residencial. Após chocar-se com casas, postes com fiação energizada e um posto de gasolina, o avião sofre três explosões. Entre passageiros e tripulantes, há 23 vítimas carbonizadas e duas com traumas e queimaduras, que apesar do socorro não resistem aos ferimentos. Na vila, há um total de 100 vítimas, que são socorridas conforme a gravidade das lesões.

Embora pudesse ser um fato real, o contexto acima não passa de uma ficção, que será utilizada no roteiro de um simulado de atendimento a catástrofes realizado pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.

A partir das 10h do próximo domingo (26), na área do clube da Telesp (Av. Nicolas Boher, próximo ao final do viaduto Pompéia e Av. Marquês de São Vicente – Barra Funda), vários órgãos públicos e privados estarão dando apoio para a realização da iniciativa. Entre eles Polícia Militar, Grupamento Aéreo da PM, Serviço de Atendimento Médico de Urgência Estadual e Municipal, Polícia Civil, Polícia Científica, Força Aérea, Anac, Infraero, GCM, Defesa Civil Estadual e Municipal, Cetesb, Eletropaulo, Sabesp e UnG.

Na Operação estarão envolvidos mais de 200 bombeiros, além de aproximadamente 120 figurantes, 20 dos quais alunos do curso de Enfermagem da UnG. Serão utilizadas para o atendimento da ocorrência e das vítimas, cerca de 40 viaturas do Corpo de Bombeiros, além de outras de órgãos participantes. Além de figurantes, os estudantes da Universidade irão colaborar como anotadores dos socorristas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, o objetivo dessa simulação é integrar todos os órgãos envolvidos para o atendimento a uma grande emergência, preparando-os para ocorrências dessa natureza.

Para que a simulação se aproxime o máximo possível da realidade, foi produzida uma aeronave, com a colaboração da Escola de Samba Rosas de Ouro. Com aproximadamente 15 metros, o avião foi confeccionado com uma estrutura de ferro, sendo revestido com espuma e plástico resistente. O seu peso é de aproximadamente 2 toneladas e sua construção demorou 2 meses.

A cidade cenográfica, também planejada pelo Corpo de Bombeiros, vem sendo construída desde outubro e conta com uma área de aproximadamente 2 mil m2. O cenário urbano terá 4 quarteirões, com diversos tipos de edificação, entre eles: igreja, posto de gasolina, oficina mecânica e postes com fiações elétricas. Pelo menos 50 bombeiros participam de sua construção.



Serviço

Simulação de Acidente Aéreo
Data e horário: 26 de novembro, às 10h
Local: Av. Nicolas Boher, próximo ao final do viaduto Pompéia e Av. Marquês de São Vicente – Barra Funda
Realização: Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo
Apoio: Universidade Guarulhos (UnG)
Compartilhe:

Voltar