Acesse:

terça-feira, 11 de março de 2008

Chanceler da UnG recebe medalha centenária do Corpo de Bombeiros de São Paulo

Homenagem deve-se à iniciativa da Universidade em oferecer o curso de Engenharia Civil para oficiais da corporação. Entrega foi feita no dia 10, data que marcou os 128 anos dos Bombeiros

Portal UnG (11/03/2008) – Os milhares de pessoas que passaram pela Praça da Sé, no Centro de São Paulo, durante a a segunda-feira (10), receberam um simbólico presente do aniversariante Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Para festejar seus 128 anos de fundação, a mais respeitada e confiável das entidades do País, segundo pesquisas, tocou e cantou o Hino Nacional, desfilou, numa demonstração do total preparo de seus oficiais, e expôs, através de números, sua estrutura.

O fato de ser a anfitriã da festa não impossibilitou a corporação de conceder ainda mais presentes. Num gesto de agradecimento pelo apoio e desenvolvimento de iniciativas visando ao crescimento da entidade, o Corpo de Bombeiros condecorou mais de 20 pessoas, entre civis e militares, com a medalha centenária. Entre elas estão o vice-governador de São Paulo, Alberto Goldman (PSDB), o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (seção São Paulo), Luiz Flávio D’Urso, oficiais das Forças Armadas e da Polícia Militar de São Paulo, prefeitos de diversas cidades paulistas e o chanceler da Universidade Guarulhos (UnG), prof. Antonio Veronezi.

A este último, a condecoração veio em resposta à abertura de portas da Universidade ao Corpo de Bombeiros. Há cerca de três anos, o comandante do 5.º Grupamento de Bombeiros, que abrange as regiões de Guarulhos e Alto Tietê, tenente-coronel Ivan Mano Neves, teve uma audaciosa idéia: reunir um grupo de oficiais bombeiros para, juntos, obterem a formação de engenheiros civis. Sem titubear, a UnG preparou um curso específico para os oficiais, com aproveitamento de estudos, em virtude do conteúdo aprendido por eles na Academia do Barro Branco e na Fatec. O resultado foi que, também nesta segunda-feira, 95 bombeiros, de diferentes patentes, vestiram bata e capelo para receberem o título de engenheiros. “Essa parceria entre UnG e PM terá como principal beneficiada a população, uma vez que todo o conteúdo ensinado será utilizado durante as operações. Nós só temos a agradecer a Universidade”, disse em entrevista ao Portal UnG o vice-governador do Estado, Alberto Goldman.

Comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo, o coronel Roberto Antônio Diniz citou a busca constante dos oficiais da corporação pelo aprimoramento técnico. “A formação em Engenharia evidencia o comprometimento e a entrega de cada um à profissão; e o motivo de o Corpo de Bombeiros ser tão respeitado.” E complementou: “Se o professor Veronezi recebeu essa homenagem, deve-se ao simples fato de ter o mesmo objetivo que nós: a busca por ferramentas que ofereçam qualidade de vida às pessoas.”

Emocionado, o chanceler da UnG disse que é um orgulho muito grande ter recebido a medalha centenária da entidade e que o fato o faz recordar de sua história. “Comecei minha vida como professor de Química. Não imaginava que poderia um dia obter status de homenageado dos bombeiros. Sinto-me lisonjeado. Como educador, contudo, não fiz mais do que a minha obrigação, que é buscar o melhor para quem cerca a Instituição” , disse. “É necessário também que se reconheça o trabalho dos profissionais da UnG, pois são eles que fazem a Universidade existir e acontecer”.

Quando perguntado sobre a importância dessa parceria entre UnG e Corpo de Bombeiros, o fundador da IES afirma que, muito mais do que a oferta de formação técnica, essa iniciativa aproxima e cria uma interação dos oficiais com as diversas classes civis, ou seja: “os bombeiros, talvez sem perceber, também saíram da Universidade com uma formação social e humanística mais abrangente”.

Também presente à cerimônia comemorativa, o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Ronaldo Marzagão, citou os números do Corpo de Bombeiros de São Paulo. Segundo ele, são 18 grupamentos (5 na Capital; 2 na Grande São Paulo; 10 no interior; e 1 no litoral); 9.616 bombeiros masculinos e 260 femininos, entre praças (soldados, cabos, sargentos e subtenentes) e oficiais (tenentes, capitães, majores, tenentes-coroneis e coronéis); viaturas orgânicas (carros leves para apoio); unidades de resgate; motos aquáticas;motocicletas e outras viaturas operacionais. A corporação atende a 144 municípios conveniados e a 133 com postos de operação, totalizando 44 milhões de pessoas.

Foto – Após as condecorações, o Corpo de Bombeiros recebeu os convidados para um coquetel no 7.º andar da sede do Comando do Corpo de Bombeiros. Na ocasião, foi feita uma “inauguração” simbólica da foto da primeira turma de bombeiros graduados em Engenharia pela UnG.  Participaram do ato o chanceler da Universidade, prof. Antonio Veronezi; o então diretor dos cursos de Engenharia, prof. Wilson Aroma; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Roberto Antônio Diniz; e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros e graduando da UnG, coronel Manoel Antônio da Silva Araújo.



Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar