Acesse:

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Palestra marca os 40 anos do curso de Ciências Biológicas da UnG

Docentes, alunos e egressos participaram da comemoração pela trajetória da graduação. Veja as fotos
Portal UnG (25/08/2011) – O curso de Ciências Biológicas da UnG completou nesta quarta-feira (24) 40 anos de história. Para comemorar a data, a Direção da graduação promoveu palestra com a doutora em Biologia Vegetal, Maria Teresa de Paiva Azevedo, conselheira do Conselho Regional de Biologia. O evento contou com a presença de alunos, egressos, docentes e do reitor da Universidade, prof. Alexandre Estolano.

Margarida Pereira Fonseca, que está na direção do curso há mais de 15 anos, disse emocionada que completar quatro décadas de atividade exigiu muito trabalho e esforço, sobretudo para se adaptar às constantes mudanças. ”Muita coisa mudou desde 1971, mas soubemos acompanhar essas transformações sem nunca deixar de lado a qualidade educacional. Nesses 40 anos, formamos centenas de alunos, que hoje atuam como professores e pesquisadores em respeitadas entidades, inclusive na UnG”, disse a docente, que é formada pela Universidade.


Trajetória do curso

A autorização para o funcionamento do curso de Ciências Biológicas da UnG foi publicada no Diário Oficial em 24 de agosto de 1971. O reconhecimento ocorreu em 05 de fevereiro de 1975.

De lá prá cá muitas novidades surgiram, como a abertura do bacharelado. Hoje, o curso conta com corpo docente altamente qualificado, destaque na mídia e no universo científico.

As premiações recebidas por professores e alunos durante o 15.º Encontro de Biólogos do CRBio-1 (2004) e o Congresso Brasileiro de Zoologia (2002) refletem o espírito da investigação científica existente no curso. A organização do XVI Congresso da Sociedade Paulista de Zoológicos e do V Congresso da Sociedade Paulista de Parasitologia (2009) e a participação assídua de estudantes no Pibic reforçam essa atuação.

Há 13 anos, a graduação realiza a Biocultural, evento em que são apresentadas palestras e desenvolvidos minicursos com profissionais da área. Estágios supervisionados, atividades complementares e outras ações educacionais implantadas ao longo dos anos permitiram a oferta de um ensino focado nas demandas do mercado de trabalho.

No campo da Extensão, a participação de alunos e professores em eventos de caráter social, como o Dia do Ensino Responsável, tornou-se uma constante. Desde 2008, o projeto “Animais Sinantrópicos”, que visa orientar a comunidade sobre os riscos e a prevenção de doenças provenientes desses animais, é levado a diversas regiões.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar