Acesse:

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Evento marca início das comemorações de 40 anos da UnG

Ministro do Esporte, prefeitos, deputados, vereadores e educadores prestigiaram a solenidade. Assista ao vídeo-reportagem produzido pela TV UnG


Portal UnG (13/08/2009) – Em cerimônia realizada na quarta-feira (12) – data que marcou seu 39.º aniversário –, a Universidade Guarulhos (UnG) acendeu o estopim das comemorações de seus 40 anos de existência, idade que será completada oficialmente em 2010.

O evento reuniu importantes nomes da educação e da política nacional. O ministro do Esporte, Orlando Silva; o prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida; os presidentes do Semesp (Sindicado das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior de São Paulo) e da ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior), Hermes Figueiredo e Gabriel Rodrigues, respectivamente; deputados federais e estaduais; vereadores; educadores; secretários de governos; e ex-reitores, professores e gestores da Instituição fizeram parte da lista.

Durante a solenidade, apresentada pelo jornalista guarulhense Hermano Henning, o chanceler da Universidade, prof. Antonio Veronezi, recordou o processo de criação e expansão da UnG – do Colégio Claretiano à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Farias Brito e dessa para a UnG –, reafirmou o compromisso social da Instituição, tanto na formação de profissionais quanto no desenvolvimento de iniciativas voltadas à sociedade, e agradeceu a todos os que fizeram e fazem parte desta história de quatro décadas. “Professores e funcionários sempre deram seu voto de confiança, vestiram a camisa da Universidade. Eu sou apenas mais um personagem nesta trajetória da UnG. Sem eles, talvez a história nem existisse”, apontou Veronezi.

O processo de planejamento, estruturação e consolidação da UnG teve a atuação de inúmeros atores. Muitos ainda continuam em cena, como é o caso dos professores Juracy Liceras de Britto e Jeanette Cairo Bizutti. Ao lado dos docentes Maria Dirce Poli Veronezi e Nivaldo Ottoni de Almeida ocuparam lugar de honra na cerimônia, como requer a todos os que recebem o título de "Emérito". “Me julgo uma pessoa abençoada. Sinto-me bastante feliz por pertencer à geração fundadora da UnG. Afirmo com convicção que esse é momento de plena felicidade para mim, pois são 40 anos de dedicação”, disse Bizutti. “Para nós [professores da Universidade], o voto de confiança dado pela mantenedora para que trabalhassemos com plena liberdade e, acima de tudo, com estabilidade, foi fundamental para a construção da excelência do ensino da UnG. Minha maior gratificação é ver que a Instituição continua se adaptando às mudanças do mundo e acreditando nas pessoas que a cercam”, complementou Britto.

Ana Maria, docente da Universidade desde 1985, também se considera uma emérita. Ela estava entre os 560 alunos que prestaram o primeiro vestibular da então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Farias Brito e acompanhou toda a trajetória da Instituição. “A Farias Brito surgiu como a primeira alternativa às tradicionais universidades na época, onde poucos conseguiam ingressar. Minha relação com a UnG é alicerçada por um acreditar mutuo: eu acreditei em seu potencial quando entreguei a ela minha formação; e ela acreditou no meu, quando me contratou como docente”, expôs.

“Prata da casa”, como já classificara outras vezes o próprio prof. Antonio Veronezi, a reitora da UnG, profa. Dumara Sameshima, também teve sua história profissional escrita na Instituição. De acordo com ela, que já foi aluna, professora, diretora de curso, entre outras funções, a união dos esforços e o espírito coletivo são marcas da Universidade. “São quase 40 anos na busca do objetivo de formar recursos humanos capazes de exercer ética e dignamente as mais diversas funções”, reafirmou.

Para o ministro do Esporte, Orlando Silva, essas quatros décadas de vida foram suficientes para consolidar a UnG como uma das instituições educacionais mais importantes do País. Ele também falou sobre a necessidade de a Universidade manter o olhar no futuro. Se muito vale o já feito, mais vale o que será”, disse o ministro, parafraseando Milton Nascimento. “O ensino é o pilar de qualquer nação que pretende o desenvolvimento. É gratificante saber que Guarulhos está em ótimas mãos no que se refere à formação superior de seus habitantes”, complementou.

O chanceler da UnG enfatizou que a Instituição tem olhar permanente para o futuro. Segundo ele, a Universidade, plenamente ajustada em toda a sua estrutura educacional, está sempre em busca de novos desafios. “O futuro, para ser alcançado, sempre precisa de mais um passo, e nós estamos sempre prontos para dá-lo”, ressaltou.

Carlos Alberto Vicchiatti, vice-reitor Acadêmico da UnG, disse que uma universidade deve sempre prezar pela sua grandeza, não apenas no que tange números, mas também qualidade. “Temos sempre de ficar atentos àquilo que a comunidade necessita. È com esse foco que conseguiremos continuar na trilha correta”. Vicchiatti revelou que a Instituição já trabalha na implantação de um quarto mestrado, agora na área de Humanas.

Na ocaisão do evento, foi inaugurado um relógio na praça central da Unidade Guarulhos-Centro da UnG para fazer a contagem regressiva até o dia 12 de agosto de 2010. Esse período será marcado por uma série de ações e atividades comemorativas, entre elas palestras, atendimentos à comunidade, fóruns e debates.


O evento

Pelo tapete vermelho, colocado desde a entrada principal da Instituição até a escadaria que dá acesso ao Anfiteatro F da Unidade Guarulhos-Centro, passaram as principais figuras que prestigiaram a UnG neste início de comemorações de seus 40 anos.

O pequeno percurso foi ilustrado por vasos de plantas, cuidadosamente alocados de maneira harmoniosa. Na recepção, um livro de assinaturas para registrar para posteridade os nomes dos que fizeram parte deste marco.  

No Anfiteatro, palco das homenagens, flores davam o toque de requinte ao ambiente; e no espaço onde servira o coquetel, tudo fora meticulosamente preparado para que os convidados pudessem se descontrair, não apenas com os “comes e bebes”, mas, e sobretudo, com as curiosas peças que compõem a Exposição Alpha, do espanhol Héctor Bermejo, primeira atividade cultural da lista de ações que serão desenvolvidas até 2010.

Toda essa organização – inclusive a realização da mostra – tem assinatura da equipe da Vice-Reitoria de Extensão, Cultura e Apoio Comunitário da UnG, cuja responsável é a profa. Maria Helena Krüger. “As sugestões de atividades e programação somadas à dedicação e trabalho de toda a equipe fizeram o espetáculo acontecer”, enfatizou a vice-reitora.

· Veja aqui o livro especial 40 anos



Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar