Acesse:

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Odontologia da UnG devolve sorriso a 200 pacientes e abre triagem a novos interessados

Serão 200 novas vagas. As inscrições podem ser feitas por telefone
Portal UnG (04/06/2008) – Nicéia Pimenta, de 74 anos, ganhou um novo motivo para sorrir. Nesta semana, futuros dentistas a se formar pela UnG encerraram o processo de colocação de uma prótese dentária na professora de Educação Artística. E ela não foi a única. Apenas neste semestre, outros 199 pacientes foram beneficiados com a iniciativa do curso de Odontologia da Universidade Guarulhos.

A ação é realizada sempre que uma turma da graduação se torna apta a realizar o tratamento, o que, normalmente, ocorre entre o 4.º e 6.º semestre. Como praticamente em todo semestre há formação de turmas, todos os anos há a triagem de novos pacientes. “Buscamos selecionar não apenas pela necessidade das próteses, mas também pela condição social das pessoas. Queremos privilegiar aquelas que realmente não teriam condições de arcar com um tratamento desses”, afirmou o prof. Sérgio Ourique, coordenador da Clínica Odontológica Integrada da Universidade.

O aposentado Alcides Braga, de 80 anos, e sua esposa sabem bem o significado que essa iniciativa tem. Após 50 anos com a mesma prótese, ele foi um dos selecionados na última triagem e, assim como Nicéia, foi beneficiado com uma nova. “É uma ação muito importante e que veio num ótimo momento, tanto para mim como para a minha esposa. Fui procurar tratamento particular, mas o valor é extremamente alto. Então me indicaram a clínica da UnG”, explicou Braga.

O professor Sergio Ourique explica que o tratamento de prótese oferecido pela UnG não se limita à sua colocação. Segundo ele, existe uma preocupação multidisciplinar, ou seja, quando o paciente chega para a colocação de prótese é feita uma análise para diagnosticar alguma outra patologia bucal. “Se existir, primeiramente direcionamos esse paciente para um tratamento específico e só depois partimos para a prótese”, expõe.

De acordo com os especialistas, a perda dos dentes pode ser provocada por doenças da gengiva, traumatismos, cáries, entre outros fatores desencadeantes. Quando faltam dentes, os oponentes tendem a se mover para o espaço livre, provocando desequilíbrio nas arcadas. As próteses dentárias são elaboradas para reestruturar diversas funções afetadas pela falta dos dentes, tais como: estética, fonética e mastigatória.

Nova triagem – Visando beneficiar mais pessoas, a Clínica de Odontologia da UnG acaba de abrir triagem para novos pacientes. As pessoas que estejam precisando de prótese total (arcadas, superior e inferior), parcial removível ou prótese fixa já podem se inscrever através do telefone (11) 6464-1668. O prazo final é até o preenchimento das 200 vagas. Os pacientes selecionados terão de arcar apenas com os custos laboratoriais, que pode ser parcelado.
De acordo com Ourique, é muito importante estar atento a alguns sintomas que indicam a necessidade de adaptação da prótese (dores na nuca, no ouvido, rachadura no canto dos lábios) já que, com o passar dos anos, todos os indivíduos sofrem uma perda óssea, que interfere diretamente na mastigação e na própria estética. Manter os cuidados necessários com a higiene bucal é fundamental, sobretudo se a prótese estiver desgastada ou quebrada, pois essas condições facilitam a retenção de bactérias, causando mau hálito e infecções microbianas. E, em casos mais avançados, a falta de cuidados pode gerar, até mesmo, um câncer bucal.

As Clínicas de Odontologia da UnG
O complexo da Clínica Odontológica da Universidade Guarulhos é formado por duas clínicas onde atuam alunos de graduação, com 114 consultórios; clínica radiológica com 8 boxes para atendimento; clínica de atendimento de urgência com 5 consultórios; o espaço para a prática dos alunos de especialização, onde há 13 consultórios; e uma clínica de implantes com 7 consultórios. Os pacientes cadastrados são atendidos com hora marcada, de acordo com a necessidade das disciplinas. Casos de emergência são atendidos no Pronto-Socorro Odontológico, sem nenhum ônus para os pacientes cadastrados e, aos não cadastrados, é cobrada uma taxa de R$ 10.

Serviço
Clínica de Odontologia da UnG (Prédios R e S da Unidade Guarulhos-Centro). Ladeira Campos Sales, 10, Centro, Guarulhos.
Telefone: (11) 6464-1668


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar