Acesse:

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Odontologia da UnG devolve sorriso a 200 pacientes

Programa Sorriso na Melhor Idade finaliza tratamento odontológico em idosos que sofreram perdas dos dentes
Cerca de 200 idosos ganharam um novo motivo para sorrir. Nesta sexta-feira, 19, a partir das 10h, futuros dentistas graduandos pela Universidade Guarulhos (UnG) encerraram o processo de colocação de próteses dentárias nestes pacientes. Só no ano passado, mais de 400 pessoas foram beneficiadas com a iniciativa do curso, através do Programa Sorriso na Melhor Idade, que privilegia pessoas que não têm condições de arcar com um tratamento odontológico.

A ação é realizada sempre que uma turma da graduação se torna apta a realizar o tratamento – sob supervisão de um professor –, o que, normalmente, ocorre entre o 2.º e 3.º ano do curso. Como praticamente em todo semestre há formação de turmas, todos os anos há a triagem de novos pacientes.

O professor Sergio Ourique, coordenador da Clínica Odontológica Integrada da Universidade, explica que o tratamento de prótese oferecido pela UnG não se limita à sua colocação. Segundo ele, existe uma preocupação multidisciplinar, ou seja, quando o paciente chega para a colocação de prótese é feita uma análise para diagnosticar alguma outra patologia bucal. “Se existir, primeiramente direcionamos esse paciente para um tratamento específico e só depois partimos para a prótese”, expõe.

De acordo com os especialistas, a perda dos dentes pode ser provocada por doenças da gengiva, traumatismos, cáries, entre outros fatores desencadeantes. Quando faltam dentes, os oponentes tendem a se mover para o espaço livre, provocando desequilíbrio nas arcadas. As próteses dentárias são elaboradas para reestruturar diversas funções afetadas pela falta dos dentes, tais como: estética, fonética e mastigatória.

Nova triagem – Visando beneficiar mais pessoas, o Programa Sorriso na Melhor Idade da UnG abrirá triagem para novos pacientes. As pessoas que necessitam de prótese total (arcadas, superior e inferior), parcial removível ou prótese fixa poderão se inscrever, a partir de agosto, através do telefone (11) 2464-1668. O prazo final é até o preenchimento das 100 vagas. Os pacientes selecionados terão de arcar apenas com os custos laboratoriais, que podem ser parcelados.

De acordo com Ourique, é muito importante estar atento a alguns sintomas que indicam a necessidade de adaptação da prótese (dores na nuca, no ouvido, rachadura no canto dos lábios) já que, com o passar dos anos, todos os indivíduos sofrem uma perda óssea, que interfere diretamente na mastigação e na própria estética. Manter os cuidados necessários com a higiene bucal é fundamental, sobretudo se a prótese estiver desgastada ou quebrada, pois essas condições facilitam a retenção de bactérias, causando mau hálito e infecções microbianas. E, em casos mais avançados, a falta de cuidados pode gerar, até mesmo, um câncer bucal.


As Clínicas de Odontologia da UnG

O complexo da Clínica Odontológica da Universidade Guarulhos é formado por duas clínicas onde atuam alunos de graduação, com 114 consultórios; clínica radiológica com 8 boxes para atendimento; clínica de atendimento de urgência com 5 consultórios; o espaço para a prática dos alunos de especialização, onde há 13 consultórios; e uma clínica de implantes, com 7 consultórios. Os pacientes cadastrados são atendidos com hora marcada, de acordo com a necessidade das disciplinas. Casos de emergência são atendidos no Pronto-Socorro Odontológico, sem nenhum ônus para os pacientes cadastrados e, aos não cadastrados, é cobrada uma taxa de R$ 10.


Serviço
Clínica de Odontologia da UnG (Prédios R e S da Unidade Guarulhos-Centro). Ladeira Campos Sales, 10, Centro, Guarulhos.

Telefone: (11) 2464-1668
Compartilhe:

Voltar