Acesse:

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

UnG realiza campanha de prevenção do câncer do colo do útero

Exames gratuitos de papanicolaou, palestras e distribuição de material educativo são algumas das ações promovidas pela Clínica de Enfermagem durante a iniciativa
Portal UnG (21/10/09) – Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) revelam que o câncer do colo do útero é o mais comum entre as mulheres brasileiras: corresponde a 25% dos casos. Embora possa levar a óbito, esse tipo de câncer é totalmente curável quando diagnosticado precocemente. A principal forma de detectar a doença é por meio do papanicolaou, exame que também indica possíveis infecções e o desenvolvimento de doenças sexualmente transmissíveis. Para garantir o acesso ao exame preventivo e a informações sobre a patologia, a UnG, através da Clínica de Enfermagem, realiza até 17 de novembro a I Campanha de Prevenção do Câncer do Colo do Útero.

Dentre todos os tipos, esse câncer é o que apresenta um dos mais altos potenciais de prevenção e cura, chegando perto de 100% quando diagnosticado precocemente. Seu pico de incidência situava-se entre os 40 e 60 anos de idade, porém, hoje, observa-se uma incidência em mulheres jovens com vida sexual ativa.

Baixas condições socioeconômicas, atividade sexual antes dos 18 anos de idade, pluralidade de parceiros sexuais, vício de fumar, parcos hábitos de higiene e o uso prolongado de contraceptivos orais estão entre os principais fatores de risco do câncer do colo do útero. “Quase toda mulher já ouviu falar em papanicolaou, mas nem todas seguem a recomendação médica. Esse exame deve ser feito anualmente, desde o início da vida sexual – ou, no mais tardar, a partir dos 21 anos – até pelo menos os 30 anos”, revela a profa. Sandra Lucena, coordenadora da Clínica de Enfermagem da UnG.

Segundo a professora, o objetivo da campanha é permitir a detecção do câncer em fase precoce, aumentado assim as chances de cura e de sobrevivência. “Outra meta é educar e estimular a população feminina que não tem sintomas da doença a procurar atendimento com a finalidade de prevenir o seu desenvolvimento”, enfatiza a docente.

Além do papanicolaou, as pacientes poderão fazer outros tipos de exames, como de colesterol, glicemia e sorologia para rubéola. Não é necessário ter pedido médico ou mesmo encaminhamento de outro serviço.

Durante a Campanha, os exames serão realizados no período da manhã e da noite. Para o exame de papanicolaou é necessário o agendamento prévio na Clínica de Enfermagem, através do telefone (11) 2464-1188 ou pessoalmente, além de seguir as seguintes recomendações:

• não pode estar menstruada. Preferencialmente aguardar o 5.° dia após o término da menstruação;
• não poderá usar creme vaginal nem se submeter a exames intravaginais (ultrassonografia) nos dias que antecedem ao exame;
• estar em abstinência sexual de 48 horas.

Serviço
I Campanha de Prevenção do Câncer de Colo de Útero
Período: até 17 de novembro
Local: Clínica de Enfermagem da UnG – Unidade Guarulhos-Centro
Endereço: Praça Tereza Cristina, 01, prédio I (térreo), Centro, Guarulhos – SP
Informações: (11) 2464-1188
Compartilhe:

Voltar