Acesse:

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Campanha da Voz da UnG tem mutirão, palestras e minicursos gratuitos

Evento acontece entre 14 e 19 de abril em diversos pontos de Guarulhos. População e educadores serão os maiores beneficiados com as ações
Abordando o tema “Seja Amigo da sua voz”, o curso de Fonoaudiologia da Universidade Guarulhos (UnG) encabeçará pelo sétimo ano consecutivo a organização da Campanha da Voz da cidade de Guarulhos, cujas ações acontecem entre 14 e 19 de abril.

Está programada uma série de atividades para os seis dias de evento, que irá beneficiar profissionais de diversas áreas, sobretudo professores, além das populações infantil, adulta e idosa. “Os índices são preocupantes”, enfatiza a coordenadora da Campanha, profa. Márcia Menezes. “E a falta de orientação acaba por dificultar ainda mais a conscientização”, complementa.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o Brasil ocupa a segunda colocação na lista de países com mais casos de câncer de laringe registrados no mundo, com mais de 15 mil novas ocorrências por ano – a liderança é da Espanha.

As doenças das pregas vocais têm forte relação com o trabalho. Pesquisa da Universidade de Brasília indica que os professores têm 14,8 vezes mais chances de serem acometidos por problemas na voz. Essa incidência é três vezes maior do que em bancários e quase duas vezes a dos profissionais de rádio e televisão. “Com um trabalho conjunto, iremos mostrar que um simples indício pode acarretar em grave problema quando não tratado adequadamente”, expõe a fonoaudióloga da UnG.

Para atingir os diversos públicos, a Campanha debaterá o tema utilizando diferentes ferramentas e espaços. No dia 14, por exemplo, a equipe responsável pela iniciativa – composta por alunos e professores da Universidade, além de parceiros – desenvolverá atividades visando o professor; no dia 15 será a vez das crianças e de outros profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho; e no dia 16, os idosos serão o foco da Campanha.

A ação também terá caráter cultural: além de apresentações musicais, faz parte da programação uma caminhada pela saúde, apresentações teatrais e o 2.º Festival de Paródias da UnG (inscrições abertas).

Na última edição do evento, em 2008, mais de 6,5 mil pessoas foram beneficiadas. O bom desempenho rendeu à campanha encabeçada pela UnG o prêmio de melhor do Brasil, pelo segundo ano consecutivo. O reconhecimento é oferecido pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.

Outro reflexo da iniciativa foi a promulgação, em Guarulhos, da lei n.º 051/2008, que estabelece o 16 de abril como o Dia Municipal dos Cuidados com a Voz. A comemoração segue o calendário nacional. A cidade da Grande São Paulo é a primeira do País a estabelecer a medida.


Serviço
Clínica de Fonoaudiologia da UnG
Prédio H da Unidade Guarulhos-Centro – Praça Tereza Cristina, 01, Centro, Guarulhos.

Internacional Shopping Guarulhos – Rodovia Presidente Dutra, km 230, Itapegica, Guarulhos.

O que faz mal para a voz?
Falar longos períodos sem interrupção.
Falar alto demais.
Conversar em ambiente ruidoso (barulhento).
Consumir em excesso alimentos gordurosos, doces e refrigerantes.
Noites mal dormidas.
Períodos de estresse.
Fumo e álcool.

Quais são os sintomas que indicam algum problema de voz?
Secura na boca ou na garganta.
Pigarro constante.
Ardor ou dor na garganta ao falar.
Rouquidão.

· Clique aqui e veja a programação do evento
Compartilhe:

Voltar