Acesse:

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Abertura da Campanha da Voz é realizada na UnG

O primeiro dia do evento abordou a importância dos cuidados com a saúde vocal e contou com apresentações musicais
Portal UnG (17/04/2008) – Foi aberta oficialmente, nesta quarta-feira (16), a Campanha da Voz, idealizada, na cidade de Guarulhos, pela professora do curso de Fonoaudiologia, Márcia Menezes e viabilizada pela UnG e parceiros há seis anos. O evento ocorreu no Anfiteatro C da Universidade e contou com a participação de alunos e professores do curso, da vice-reitora acadêmica, Dumara Sameshima; de representantes da Câmara Municipal e das secretarias de Educação e Saúde, além da apresentação de dois grupos musicais, que animaram a noite.

“Esse evento já é bastante tradicional na Instituição e tem sensibilizado e orientado, cada vez mais, os profissionais de diversas áreas com relações aos cuidados que se deve ter com a voz, principalmente por ser um dos principais instrumentos de trabalho dos professores”, explica a vice-reitora.

Evidentemente emocionada, a coordenadora da campanha, professora Márcia Menezes, deu as boas-vindas aos presentes e agradeceu a todos os parceiros, alunos, professores e colaboradores. “Apesar de todo o trabalho, é extremamente satisfatório organizar um evento assim, principalmente quando me deparo com tamanha dedicação”, disse com a voz ainda embargada.

O primeiro dia da campanha contou com uma mesa-redonda cujo tema foi “Panorama da Saúde Vocal em Guarulhos”. Do debate, participaram o secretário-adjunto de Saúde, Marco Arroyo; a representante da secretaria de Educação, Clarice de Lacerda, e o vereador do município de Guarulhos, Dudu Rodrigues.

“Esse tipo de iniciativa é fundamental por se tratar de um problema, muitas vezes não compreendido, que atinge uma grande parcela da população brasileira. As estatísticas apontam que 5% a 8% das pessoas apresentam algum problema relacionado à voz”, aponta o secretário.

Para a diretora do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas de Guarulhos, Clarice de Lacerda, quando se fala em educação, logo lhe vem à cabeça a saúde vocal. “Muitos professores acabam se afastando precocemente da profissão devido a problemas com a voz. Se a pessoa conhecer e educar a sua voz, saberá fazer devido uso e ter uma vida mais saudável e longínqua profissionalmente”, orienta Lacerda.

O vereador Dudu, autor do projeto de lei que instituiu o Dia da Voz em Guarulhos, afirma que é necessária a atuação do profissional de fonoaudiologia em todos os setores da sociedade. “Mais uma vez, vamos divulgar a importância dos cuidados que devem ser tomados com a saúde vocal de toda a comunidade. A prevenção ainda é a maneira mais barata e eficaz de combater problemas futuros”, diz.

A Campanha da Voz vai até o próximo dia 19, oferecendo muitas atrações em diversos pontos da cidade. “A seriedade do nosso trabalho se torna evidente nos resultados”, finaliza a professora Márcia Menezes.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar