Acesse:

terça-feira, 1 de abril de 2008

UnG recebe campanha para doação de medula óssea

O evento contou com apresentações de dança, músicas e vídeo institucional
O corpo discente do curso de Farmácia Bioquímica da UnG realizou, no dia 28, o 1.º Intercâmbio Cultural Aberto na Unidade Guarulhos-Centro da Instituição. “Nossa finalidade foi gerar a oportunidade de congraçamento humanitário e contribuir com a integração sóciocultural entre os alunos das mais diversas graduações da UnG”, destaca Marcos Lessa, acadêmico em Farmácia e um dos coordenadores do intercâmbio. Lessa explica, ainda, que outro ponto substancial do evento foi difundir informações acerca da importância de se tornar um doador de medula óssea para mudar a história de pessoas portadoras de Leucemia.

O público presente pôde assistir também a uma apresentação de tango eletrônico, encenada pelos bailarinos Leonardo Augusto Ribeiro e Bruna Mailio. Após a dança, foi passado um vídeo institucional, que retratava histórias de vidas de doadores e pacientes. “Um paciente tem apenas 25% de chance de encontrar um doador compatível entre irmãos. E, infelizmente, a maior parte deles não possui, na família, esse doador”, explica uma das integrantes da comissão de humanização do Hospital Geral de Guarulhos, Patrícia Lisboa. “Por isso, o Registro de Doadores de Medula Óssea (Redome) é muito importante. Ele oferece uma chance a mais àquelas pessoas que procuram uma medula compatível”, acrescenta Lisboa.

O Redome é um banco de doadores de medula óssea. Quando um paciente necessita de transplante, esse banco é consultado e, se for encontrado um doador compatível, ele é convidado a fazer a doação. A ação realizada na UnG teve como principal objetivo divulgar o cadastramento de doadores em Guarulhos, em evento que será realizado no dia 12 de abril, no Ginásio do Cecap, das 9h às 16h. A intenção é armazenar o maior número de possíveis doadores para aumentar as chances de pessoas que necessitam do transplante. “Esse cadastro é feito através de um simples exame de sangue e leva poucos minutos”, diz Patrícia Lisboa.

Para aqueles que desconhecem, a medula óssea é a matriz do sangue e se encontra na parte interna dos ossos. Nela, estão localizadas as células-mãe que dão origem aos glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas.

Qualquer pessoa saudável, que tenha entre 18 e 55 anos, pode ser doadora. Se você se enquadra nessas condições, doe esperança ao seu próximo.

Além da UnG, a organização do 1.º Intercâmbio Cultural Aberto contou com o apoio da Prisma Formatura, Art Lokal e Papelaria Pereira.
Compartilhe:

Voltar