Acesse:

quarta-feira, 25 de abril de 2007

Campanha da Voz organizada pela UnG beneficia 2 mil pessoas

Ações fizeram parte das comemorações ao Dia Mundial da Voz. Universidade coordenou as atividades em Guarulhos
Cerca de 2 mil pessoas beneficiadas; mais de 500 maçãs e copos d’água distribuídos; 4 peças teatrais apresentadas; 4 palestras e workshops ministrados; 17 matérias publicadas em jornais impressos, rádio, TV e internet; e a participação de 50 alunos e 10 professores de Fonoaudiologia. Este é o balanço final da 5.ª edição da Semana da Voz em Guarulhos, evento de iniciativa da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e de coordenação – no município – da Universidade Guarulhos (UnG).

Durante os dias 16 e 21 de abril, a Universidade desenvolveu uma série de ações gratuitas em comemoração ao Dia Mundial da Voz (16 de abril). Além das apresentações teatrais em escolas da cidade e no Internacional Shopping Guarulhos, que também recebeu o Coral UnG, e do mutirão para detectar problemas vocais, grandes nomes da fonoaudiologia passaram pela Instituição para dividir seus conhecimentos, como Tutti Baê (professora de canto e preparadora vocal no programa Ídolos), Cláudia Pacheco (fonoaudióloga que atuou como preparadora vocal no filme Antônia), Carolina Sarkovas (fonoaudióloga especialista em voz) e Maria Dragone (fonoaudióloga consultora da Univoz).

Coordenadora do Projeto Voz, da UnG, a fonoaudióloga Márcia Menezes acredita que a campanha mais uma vez atingiu seu objetivo, já que beneficiou os cidadãos e conscientizou quanto à importância de zelar pela voz. “Além disso, levamos ao conhecimento das pessoas o trabalho que a Clínica de Fonoaudiologia realiza ininterruptamente o ano inteiro, que é o de zelar, gratuitamente, pela saúde fonoaudiológica da sociedade”, completou a diretora do curso de Fonoaudiologia da UnG, profa. Eliana De Martino.

Durante o mutirão, ficou evidente que a não procura por atendimento está entre as causas do agravamento de problemas na voz. De acordo com Eliana, mais de 70% das pessoas atendidas nunca se preocuparam em buscar ajuda de especialistas, mesmo apresentando queixas vocais importantes, como longos períodos de rouquidão, desconforto intenso ao falar, afonia e perda total da voz. “A maioria relatou a dificuldade de obter esse tipo de atendimento no SUS”, relatou.

Desde 2002, mais de 80 mil pessoas já foram atendidas na campanha, cujo tema é “Seja amigo da sua voz”.


Cuidados importantes com a voz

Tenha o hábito de ingerir em média 2 litros de água por dia. Beba água sem gás e em temperatura ambiente, principalmente, nos períodos de uso vocal.

Procure equilibrar os períodos de uso e de descanso vocal. Em média, para cada 15 minutos falando é preciso fazer um intervalo médio de 1 minuto de silêncio.

Apesar da agitação do dia-a-dia, tente administrar o estresse e manter a calma ao falar.

O ruído ambiental favorece o uso da voz em forte intensidade (falar alto). Evite falar em ambientes ruidosos e/ou mantenha um volume de voz mais fraco.

Com o aumento da temperatura global e da poeira ambiental, é importante manter o corpo hidratado e o ambiente (trabalho ou doméstico) umidificado.

As alterações vocais prejudicam o rendimento no trabalho e a qualidade de vida.

Alterações de voz são consideradas como um tipo de distúrbio da comunicação.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar