Acesse:

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Campanha da Voz pretende beneficiar 10 mil pessoas

Evento segue com atividades até sábado. Apresentação do Coral Disaí marcou abertura



Portal UnG (13/04/2011) – Foi aberta na noite da última terça-feira (12) a 9.ª edição da Campanha da Voz de Guarulhos, iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde em parceria com o curso de Fonoaudiologia da UnG. Alunos, professores e profissionais da saúde do município paulista acompanharam o evento, realizado no Anfiteatro C da Unidade Guarulhos-Centro da Instituição.

Coordenadora da Campanha 2011, a professora Aline Fernandes pediu afinco aos estudantes durante as ações. “É uma alegria enorme estar à frente desse evento. Não podemos poupar esforços no sentido de conscientizar a população sobre a importância da saúde vocal”, expôs.

Sérgio da Silva, gerente do Centro de Especialidades Médicas de Guarulhos (Cemeg), representou o secretário da Saúde da cidade, Carlos Derman. Segundo ele, é fundamental para o município ter uma ação desse cunho. “A sociedade precisa de esclarecimento. Para nós, é uma honra ser parceiro dessa Campanha”. No sábado, o curso de Fonoaudiologia e profissionais do Cemeg realizarão o mutirão da voz (veja abaixo). Silva afirmou ainda que negocia com a Clínica da UnG uma parceria para ampliar a capacidade de atendimento da população na área da voz.

Também participaram da cerimônia de abertura a diretora do curso da Universidade, profa. Eliana De Martino, a otorrinolaringologista do Cemeg, Ieda Millas, e a coordenadora do Departamento de Voz da UnG e da Campanha Nacional de Voz da Sociedade Brasileira de Fonoudiologia, profa. Márcia Menezes. “Essa iniciativa nos possibilitou tornar o curso de Fonoaudiologia da Universidade uma referência nacional. Essa conquista não é apenas minha, mas de todos aqueles que não poupam esforços nas ações de orientação à comunidade”, enfatizou Márcia.

Um show de stand-up comedy e a apresentação do Coral Disaí, cujos integrantes são, em sua maioria, pessoas que sofreram acidente vascular cerebral, traumatismo craniano ou tiveram alguma alteração neurológica com comprometimento na fala, também foram atrações do evento.

As atividades da Campanha da Voz seguem até sábado. Nesta quarta-feira está programada a realização do I Fórum “Voz no Deficiente Auditivo”.

A perspectiva da organização do evento é que mais de 10 mil pessoas sejam beneficiadas diretamente e indiretamente com as ações.


Saúde Vocal

De acordo a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, quase 8% da população brasileira tem alguma dificuldade vocal que pode atrapalhar a comunicação, como voz rouca, esforço e/ou cansaço ao falar. A ocorrência desses problemas aumenta em profissionais da voz, como os professores (a maior população de risco) e operadores de telesserviços.

Outro dado preocupante refere-se ao câncer de laringe. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil ocupa a segunda colocação na lista de países com mais casos da doença registrados no mundo, com mais de 15 mil novas ocorrências por ano – a liderança é da Espanha. “Precisamos informar a população”, alerta a coordenadora da Campanha da Voz 2011, a fonoaudióloga Aline Fernandes. “Secura na boca ou na garganta, pigarro constante, ardor ao falar e rouquidão são sintomas de problemas vocais, que exigem a procura de especialistas para avaliar”, complementa.


Mutirão
A Campanha da Voz 2011 também terá atendimento gratuito à população. No dia 16 de abril (data em que se comemora o Dia Mundial da Voz), das 8h às 17h, a equipe de fonoaudiólogos da UnG, em parceria com o Cemeg (Centro de Especialidades Médicas de Guarulhos), promoverá mutirão visando diagnosticar e orientar quanto a problemas vocais e na laringe. O serviço será realizado na sede do Cemeg (Rua Dona Antonia, 965, Vila Augusta, Guarulhos)
De acordo com a profa. Aline Fernandes, os pacientes que apresentarem quadros graves serão encaminhados para análises mais detalhadas; os demais serão orientados no próprio local. O atendimento será limitado aos 100 primeiros pacientes.

· Veja aqui a programação da Campanha da Voz 2011
Compartilhe:

Voltar