Acesse:

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Campanha da Voz beneficia mais de 6 mil pessoas

Fonoaudiologia da UnG poderá conquistar pelo segundo ano consecutivo o título de organizadora da melhor campanha do País. Para o próximo ano, Universidade e Prefeitura de Guarulhos poderão fechar parceria para traçar o perfil vocal dos professores
Portal UnG (28/04/2008) – A principal meta estipulada pela Campanha da Voz 2008 de Guarulhos, organizada pelo curso de Fonoaudiologia da UnG, foi cumprida: em quatro dias de ações (16, 17, 18 e 19 de abril), 6.500 pessoas foram conscientizadas sobre os principais problemas que podem acometer a saúde vocal do ser humano.

Meios e empenho para alcançar tal resultado não faltaram: dezenas de alunos e professores do curso e especialistas convidados se revezaram em diversas atividades nos mais variados locais da cidade. Apresentações teatrais, palestras, oficinas, workshops, distribuição de folders, o mutirão da voz e entrevistas para diversos veículos de comunicação estão na extensa lista das ações.

Coordenada pelo sexto ano consecutivo pelo curso de Fonoaudiologia da UnG, a Campanha acontece em alusão ao Dia Mundial da Voz, comemorado no dia 16 de abril. Diretora do curso, a profa. Eliana De Martino destacou ao Portal UnG os fatos mais marcantes da iniciativa. Segundo ela, só foi possível atingir tal feito em virtude do aumento no número de parceiros, que ajudaram a replicar o evento. “Tanto dentro quanto fora da UnG, pudemos contar com importantes colaborações. A secretaria do Meio Ambiente, por exemplo, mostrou à população a relação da qualidade do ar com os problemas respiratórios e, conseqüentemente, com as patologias vocais”, contou a docente.

O mesmo processo, também segundo a professora, foi utilizado por outros parceiros. O curso de Educação Física da UnG relacionou a prática de atividades físicas com a conquista de qualidade de vida e saúde vocal. Ao mesmo passo, o PrevFumo, programa antitabaco da Universidade, expôs como o consumo de cigarro pode influenciar na saúde da voz; e o Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos mostrou a relação do ruído industrial e dos poluentes ambientais com os problemas vocais. “Estamos convictos de que a Campanha da Voz 2008 atingiu os objetivos de sensibilizar a população, bem como as autoridades de Guarulhos, que demonstraram aderência ao assunto”, disse Eliana.

Prova disso são as promessas de aplicar a Lei Municipal 5.845/2002, que dispõe sobre a criação do Programa Municipal de Saúde Vocal; e de votar e aprovar o projeto de lei instituindo o Dia Municipal da Voz – incluindo o Dia da Voz no calendário municipal; além da possibilidade de firmar uma parceria com as secretarias municipais de Saúde e Educação para realizar um levantamento do perfil vocal do professor da rede municipal de ensino.

Durante toda a Campanha, um dos problemas mais diagnosticados foi a rouquidão persistente há mais de um ano.

Prêmio – Com o fim da Campanha, a maior expectativa de todos os envolvidos no evento é o prêmio oferecido pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia aos organizadores da melhor ação. Após o terceiro lugar conquistado em 2006 e o primeiro em 2007, a UnG espera com ansiedade a divulgação do resultado deste ano, o que deverá ocorrer até dezembro. “As campanhas da voz realizadas em todo o País têm se aprimorado constantemente, o que aumenta a concorrência. Mas temos tradição neste evento”, diz a diretora do curso. “Embora estejamos na expectativa da premiação, já conquistamos um significativo reconhecimento: a conscientização de milhares de pessoas em relação aos problemas da voz”, finaliza.


Veja algumas das matérias publicadas sobre a campanha

Portal GuarulhosWeb – 09/04/2008

Revista IN on-line – 10/04/2008

Portal IG – 10/04/2008

Portal Guarulhos Agora – 10/04/2008

Portal IG – 17/04/2008

Portal GuarulhosWeb – 17/04/2008

Jornal Folha Metropolitana – 18/04/2008

Jornal Folha Metropolitana – 19/04/2008

Jornal Guarulhos Hoje – 16/04/2008


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar