Acesse:

terça-feira, 2 de março de 2010

Fatos e Fotos: Mais de 15 mil pessoas participam da Virada da Saúde

UnG esteve representada por alunos e docentes dos cursos de Psicologia, Fonoaudiologia e Fisioterapia. Evento foi um protesto contra projeto de lei em tramitação no Congresso
Portal UnG (02/03/2010) – Promovida pelos Conselhos de Saúde do Estado de São Paulo, a Virada da Saúde reuniu no último sábado (27) mais de 15 mil pessoas no Parque do Ibirapuera, zona sul da capital paulista. O encontro foi um protesto contra o Projeto de Lei nº 7.703/06 (Ato Médico), em tramitação no Congresso Nacional.

A proposta restringe apenas aos médicos o diagnóstico e a indicação da medicação e do tratamento para o paciente. Com isso, biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, profissionais da educação física, psicólogos, técnicos em radiologia e terapeutas ocupacionais que atenderem sem uma prescrição médica poderão ser acusados pelo Conselho Federal de Medicina de exercício ilegal da profissão, além de serem multados. Caso aprovado, o Ato Médico irá atingir diretamente cerca de 3 milhões de profissionais da saúde.

A Virada atendeu gratuitamente a população em diversas áreas da saúde. Os frequentadores do Parque do Ibirapuera puderam fazer avaliação

postural e cardiopulmonar, teste de memória e de diabetes, exame visual e aulas de pilates, além de receber orientação antitabagismo e preventiva sobre os problemas da mama. Atrações culturais também fizeram parte da programação, cujo destaque ficou por conta do show do cantor Zeca Baleiro e da apresentação do Coral Disaí, coordenado pela Clínica de Fonoaudiologia da UnG em parceria com CAPD (Centro de Atendimento à Pessoa Deficiente) do município de Guarulhos. Os integrantes do Coral são, em sua maioria, pessoas que sofreram acidente vascular cerebral, traumatismo craniano ou tiveram alguma alteração neurológica com comprometimento na fala.

A UnG foi representada no evento por alunos e professores dos cursos de Psicologia, Fonoaudiologia e Fisioterapia.

· Clique aqui e leia mais sobre ações contra o Ato Médico

Compartilhe:

Voltar